Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Open 2015: O primeiro índice alcançado

swimchannel

16/12/2015 18h02

A luta por um lugar no time olímpico do Rio-2016 começou. Em Palhoça as principais estrelas da natação brasileira estarão em ação pela manhã no Troféu Daltely Guimarães, o Campeonato Brasileiro Sênior de verão, e no fim da tarde no Torneio Open. Ambas as competições estão abertas para a chance de atingir os índices olímpicos estabelecidos pela CBDA e hoje, na abertura, tivemos apenas um registro.

E ele veio com Leonardo de Deus. Pela manhã, durante as disputas do Campeonato Brasileiro Sênior nos 200m costas o nadador cravou o tempo de 1min57s43 e conseguiu nadar abaixo do tempo exigido. Com o índice feito Leo decidiu não disputar a final procurando se resguardar. Depois de uma temporada bastante puxada, pois disputou os Jogos Pan-Americanos e o Campeonato Mundial, o nadador pretende se poupar o máximo para conseguir seu segundo índice no sábado nos 200m borboleta.

Leonardo de Deus conquistou o índice - Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Leonardo de Deus conquistou o índice – Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Outra prova onde existia uma possibilidade de índice para o Rio-2016 era nos 1500m livre. Balizado com um tempo abaixo do índice olímpico Lucas Kanieski não conseguiu repetir o tempo nadando para 15min23s82, muito acima do exigido. Ele ficou com o bronze, chegando 53 centésimos atrás de Luiz Rogério Arapiraca que ficou em segundo. A vitória foi do equatoriano Esteban Enderica que bateu o recorde sul-americano com 15min09s82. A última seletiva será o Troféu Maria Lenk onde teremos também a presença do atual recordista brasileiro Brandonn Almeida que abriu mão desta prova no Open para focar a vaga nos 400m medley.

Demais provas

Nos 50m borboleta Nicholas Santos mostrou que continua sendo o cara a ser batido nessa prova. Vice-campeão mundial em Kazan ele venceu a prova com 23s38, depois de fazer 23s16 pela manhã. Já no feminino Daynara de Paula levou a melhor com 26s47 e agora vai em busca do índice nos 100m borboleta. Nos 200m costas feminino a vitória foi de Natália de Luccas que até ficou perto do recorde sul-americano com 2min12s44, mas distante do índice que é 2min10s60. Nos 800m livre feminino vitória de Joanna Maranhão com 8min35s93, quase dois segundos acima do índice. O Sportv transmite a partir de amanhã as etapas do Open ao vivo, a partir das 17h30. Confira abaixo quem já obteve índice para o Rio-2016:

Masculino

200m costas: Leonardo de Deus (1min57s43)

Por Guilherme Freitas

 

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel