Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

2016: ano novo, ano olímpico!

swimchannel

30/12/2015 04h00

O ano de 2015 marcado por competições e performances épicas esta chegando ao fim. Depois de amanhã já estaremos em 2016, ano novo. Ano olímpico. Nesse novo ano que se inicia a cidade do Rio de Janeiro será palco do principal evento esportivo da temporada: os Jogos Olímpicos! Modalidade presente desde a primeira edição olímpica, a natação promete fortes emoções. Entre os dias 6 e 13 de agosto teremos as provas de natação no Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos na Barra da Tijuca com expectativa para uma das melhores edições de todos os tempos. Já no dia 16 acontece na Praia de Copacabana a terceira edição da maratona aquática olímpica.

Mas 2016 não é ano só de Jogos Olímpicos. Para se chegar aos Jogos será necessário se classificar através de seletivas nacionais espalhadas pelo mundo. As principais serão realizadas entre fevereiro e julho, deixando o primeiro semestre recheado de muitas provas para serem acompanhadas. O Brasil fará sua última seletiva no Troféu Maria Lenk, durante os dias 15 e 20 de abril, na mesma piscina dos Jogos e com a presença de atletas estrangeiros porque o campeonato também será um evento teste para a Olimpíada.

Os anéis olímpicos - Foto: Chibayasuyoshi Chiba/AFP/Getty Images

Os anéis olímpicos – Foto: Chibayasuyoshi Chiba/AFP/Getty Images

Em dezembro teremos a primeira grande competição internacional do próximo ciclo olímpico. A cidade canadense de Windsor será sede da 13ª edição do Campeonato Mundial de piscina curta. A competição deverá ser um pouco esvaziada devido as Olimpíadas meses antes, mas uma certeza mais do que certa é que a dama de ferro Katinka Hosszu esteja em ação encarando mais um desafio. O verão europeu também programa dois eventos continentais as vésperas do Rio-2016. Em maio acontece em Londres o Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos e em julho teremos o Campeonato Europeu Júnior de natação, em Hódmezővásárhely na Hungria.

Os principais circuitos internacionais de águas abertas terão menos etapas em 2016. Na Copa do Mundo de 10 km estão programadas sete etapas que acontecerão entre fevereiro e outubro. Já o Grand Prix, o circuito com longas etapas, está bastante desfalcado com apenas quatro etapas entre fevereiro e setembro. Na Europa a cidade holandesa de Hoorn será sede do Campeonato Europeu de Águas Abertas e a francesa Dunkerque sedia o Campeonato Europeu Júnior. Porém, a grande competição antes do Rio-2016 será a seletiva olímpica em Setúbal, Portugal, no mês de junho, onde conheceremos os últimos classificados para a competição.

Vista de como será o Parque Olímpico - Foto: Reprodução/Internet

Vista de como será o Parque Olímpico – Foto: Reprodução/Internet

E teremos logo após os Jogos Olímpicos, em setembro, a 15ª edição dos Jogos Paralímpicos, onde a natação brasileira, uma das grandes potências mundiais, lutará para fazer sua melhor campanha na história do evento. Como já deu para perceber 2016 promete! Fique ligado na SWIM CHANNEL que traremos ao longo do ano muita informação sobre natação e águas abertas!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel