Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Reveza 10 promete agitar fim de semana!

swimchannel

09/05/2016 15h34

Um desafio duplo acontece neste fim de semana na Ilha de Anhatomirim. Localizada na costa da cidade de Governador Celso Ramos, no litoral de Santa Catarina, este pequeno arquipélago será palco de dois diferentes eventos em águas abertas. No sábado acontece a 11ª edição do famoso Reveza 10 e no domingo a segunda edição da travessia Fuga da Fortaleza.

No sábado dia 14 teremos mais uma edição do tradicional Reveza 10, uma das competições mais legais do circuito nacional. A dinâmica deste evento é única. Forma-se uma equipe de dez nadadores e cada um precisa dar uma volta a nado em torno da Ilha de Anhatomirim. Para agregar atletas de diferentes tipos uma das obrigações é que cada time tenha três mulheres e três atletas acima dos 40 anos. Com isso formam-se equipes equilibradas que promovem duelos acirrados dentro d'água.

Vista aérea da Ilha de Anhatomirim - Foto: Reprodução/Internet

Vista aérea da Ilha de Anhatomirim – Foto: Reprodução/Internet

A volta em torno da ilha é de aproximadamente 1,3 km, uma boa distância para os diferentes níveis de atletas dentro das equipes. Essa distância atrai os iniciantes que procuram nadar uma metragem não muito longa, os atletas que procuram novos desafios e também os nadadores mais experientes que utilizam a prova como treinamento para seus respectivos calendários. Ao fim do revezamento são nadados 13 km nas águas catarinenses.

No dia seguinte é realizado outra travessia, a Fuga da Fortaleza. Esta prova passou a ser disputada no ano passado e tem uma distância de 2,5 km, com largada na Fortaleza de Anhatomirim e chegada na Baía dos Golfinhos. Essa fortaleza, que é patrimônio histórico e artístico nacional, tem muita história, tendo sido construída em 1744 e também resistido a uma tentativa de invasão espanhola. Bem arquitetada e muito segura, fugir dessa fortaleza era algo quase impossível na época e a organização da travessia quer justamente criar esse clima de fuga aos participantes.

Samir Barel ministrará uma palestra durante o evento - Foto: Talita Saab

Samir Barel ministrará uma palestra durante o evento – Foto: Talita Saab

Na sexta-feira, antes das provas acontecerá uma palestra especial ministrada por Samir Barel com o tema "Ultra Maratonas Aquáticas e seus desafios". Em ambos os eventos os atletas são levados em uma escuna até da Ilha de Anhatomirim e podem contemplar a beleza da natureza do litoral catarinense e passar um fim de semana muito animado e com um excelente clima familiar!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel