Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Poliana faz história e é medalha de bronze no Rio-2016

swimchannel

16/08/2016 10h39

Só termina quando acaba!

O velho ditado popular pode se aplicar ao que aconteceu na maratona aquática feminina dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. As areis da Praia de Copacabana estavam lotadas pelo público que assistiam debaixo de um forte sol as 26 nadadoras participantes da disputa olímpica. Após alguns de mar agitado na semana passada as condições para a disputa desta segunda-feira estavam ótimas, com o mar calmo e flat. A primeira edição olímpica desta modalidade no mar foi também uma prova desgastante.

Poliana Okimoto sempre esteve nos pelotões da frente e abriu a última volta na terceira colocação. Enquanto a holandesa Sharon van Rouwendaal se desgarrava das demais e partia rumo ao ouro olímpico, Poliana disputava uma medalha contra a italiana Rachele Bruni, a francesa Aurelie Muller e a chinesa Xin Xin. Após uma árdua disputa o placar eletrônico da Praia de Copacabana anunciou a brasileira na quarta colocação, atrás de Bruni e Muller.

Poliana Okimoto é medalha de bronze - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Poliana Okimoto é medalha de bronze – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Porém, as filmagens que Muller cometeu uma ilegalidade no momento da chegada e acabou sendo punida e desclassificada pela comissão de arbitragem. A delegação da França entrou com recurso, mas teve seu pedido negado. Dessa forma, Muller acabou sendo desclassificada oficialmente e Poliana herdou a medalha de bronze. Após a confirmação da conquista, Copacabana explodiu. Poliana foi abraçada pelos pais e pelo marido, e também técnico, Ricardo Cintra. Uma grande festa que foi coroada no emocionante pódio olímpico.

E foi uma merecida medalha por tudo que a brasileira passou nos Jogos de Londres há quatro anos. Em 2012 Poliana chegava como uma das favoritas, mas sofreu com a água gelada do Hyde Park e teve que abandonar a prova devido a uma hipotermia. O sonho da medalha teria que ser adiado por mais quatro anos e neste tempo ela treinou duro. Após ganhar três medalhas no Campeonato Mundial de Barcelona em 2013, ter sido eleita a melhor nadadora do mundo e obter a vaga olímpica em Kazan, Poliana só tinha em mente conquistar uma medalha nadando em casa. Ela veio. E mais do que isso, também é uma conquista histórica já que pela primeira vez uma nadadora brasileira sobe ao pódio olímpico.

Se Poliana acabou na terceira colocação, Ana Marcela não teve sorte melhor. A nadadora, que também era considerada uma das favoritas, acabou apenas na 10ª colocação geral. A justificativa para esse resultado foi que ele perdeu uma de suas bolsas de hidratação e acabou tendo um desgaste maior.

Amanhã teremos a maratona masculina com Allan do Carmo sendo o representante brasileiro. Pode vir mais uma medalha, porém, a festa em Copacabana já começou com a conquista de Poliana Okimoto.

Por Guilherme Freitas

A equipe Swim Channel na cobertura dos Jogos Rio 2016 é patrocinada pela Mormaii, a maior marca de esportes aquáticos do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel