Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

CBDA conhece seus candidatos a presidente

swimchannel

17/11/2016 12h20

Após um conturbado segundo semestre recheado com denúncias e liminares, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) já sabe quem serão os candidatos à sucessão do atual presidente Coaracy Nunes Filho que deixará o comando da entidade ano que vem após 29 anos no comando da entidade. Pela primeira vez desde a eleição de Coaracy, em 1988, teremos uma disputa entre duas chapas. Nas outras vezes ele sempre foi eleito por aclamação.

A grande surpresa é a chapa de situação. Há algum tempo Ricardo de Moura vinha sendo anunciado como candidato e se comportava como tal viajando pelo país para divulgar seus projetos. Porém, as denúncias de fraude e desvio de recursos acabaram afetando seu planejamento. Assim como Coaracy ele foi afastado de suas funções pelo Ministério Público Federal de São Paulo e só retornou ao posto na semana passada.

Com todo este desgaste Moura deixou o posto de candidato da situação que agora será ocupado pelo presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, Sérgio Silva. Incialmente ele seria o vice de Moura, mas com todo o desgaste foi alçado ao posto de candidato à presidência. O presidente da Federação Aquática de Santa Catarina, Marcelo Amim será o vice.

 

Sérgio Silva (a esq.) e Miguel Cagnoni (a dir.) são os candidatos - Foto: Reprodução

Sérgio Silva (a esq.) e Miguel Cagnoni (a dir.) são os candidatos – Foto: Reprodução

Já a oposição, que havia registrado sua candidatura na semana passada, terá como candidato Miguel Carlos Cagnoni. Presidente da Federação Aquática Paulista desde 1994, Cagnoni já havia lançado sua vontade de concorrer ao cargo há muito tempo e iniciado sua campanha que conta com o apoio de algumas federações e membros da comunidade aquática oposicionistas da atual direção da CBDA. No posto de vice-presidente teremos Luiz Fernando Coelho, presidente da Federação Aquática Pernambucana.

Agora com as chapas e candidatos definidos é necessário esperar a Assembleia da CBDA que definirá as atividades para 2017. De acordo com o estatuto, a eleição precisa acontecer até o primeiro trimestre do ano que vem.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel