Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Novidades e informações sobre o Encontro Nacional de Técnicos

swimchannel

02/02/2017 14h45

Vem ai mais uma edição do Encontro Nacional de Técnicos de Natação que em 2017 completa 12 anos. O evento cresce ao longo desse período seja em número de participantes e de assuntos relacionados a modalidade. A SWIM CHANNEL conversou com Alexandre Indiani, um dos organizadores e idealizadores do encontro que contou um pouco mais sobre a edição deste ano do evento. Sobre os palestrantes ele afirmou que cada um deles foi convidado a participar devido ao conhecimento e atuação na área e que serão bastante importantes para quem assistir as apresentações.

"Todos eles vão abordar assuntos importantes sobre a dinâmica do encontro deste ano e as palestras de cada um irá complementar com a do outro. A palestra do Prof. Dr. Fabrício Madureira será sobre carga de treinamento para a natação de base, principalmente nas categorias de petiz e mirim e ele vai compartilhar um pouco de sua experiência do doutorado. A Dra. Ana Lúcia Pinto abordará os prós e contra da especialização precoce que é muitas vezes um dilema para técnicos; o Prof. Marcelo Lopes falará de criatividade e novos métodos para serem aplicados nos treinos; o Dr. Caio Medauar aborda um tema delicado que é o doping e alerta sobre os perigos que os jovens correm e por fim a Jeane de Deus vai falar sobre nutrição e as boas alimentações que os atletas tem que ter. Quem for ao evento com certeza terá um ótimo material sobre a base", afirma Indiani.

O técnico Alexandre Indiani – Foto: Arquivo pessoal

O técnico Alexandre Indiani – Foto: Arquivo pessoal

Ano passado o encontro também teve como assunto principal a natação de base, porém, deu mais ênfase a carga motora. Este ano o tema central será carga de treinamento para nadadores de categorias de base. "Procuramos dividir os encontros em alguns ciclos. Primeiro focamos na alta performance que fechamos na edição de 2015 com a vinda do técnico Bill Sweetenham. Agora nosso objetivo e seguir por mais alguns anos com a natação de base e categorias menores, que muitas vezes acabam sendo deixadas de lado", conta Indiani que atualmente vive e trabalha nos Estados Unidos

Foi disponibilizado para download no site do encontro um Manual de Natação de Base, que é um material de pesquisa e referência para os profissionais que estejam iniciando a carreira como treinador de categorias de mirim e petiz. "Queremos deixar este manual aberto a todos que queiram colaborar, porque trata-se de um documento de interesse público. Quanto mais pessoas puderem acessar e colaborar para melhorias dele será ótimo para a natação", conta Indiani que pretende com isso iniciar um fórum para debates com outros profissionais.

Cartaz oficial do Encontro de Técnicos 2017 – Foto: Reprodução

Cartaz oficial do Encontro de Técnicos 2017 – Foto: Reprodução

Sobre o futuro Indiani afirmou que o evento ainda terá muitas edições e assuntos para serem discutidos. "Ainda vamos trabalhar nos próximos anos com a natação de base, que entendemos ser um pilar vital para o desenvolvimento dos atletas e um assunto de suma importância para todos os profissionais da natação. É importante que todos eles tenham ciência de que precisam sempre se atualizar e consumir mais conhecimento para suas carreiras", finaliza o técnico.

A 12ª edição do Encontro Nacional de Técnicos acontecerá nos dias 11 e 12 de março no auditório da Academia Competition, na Rua Cincinato Braga, número 520, em São Paulo. As inscrições do evento já estão abertas e podem ser feita clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel