Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Foz do Iguaçu decide a seleção para Budapeste-2017

swimchannel

10/05/2017 18h07

Tem início amanhã em Foz do Iguaçu a luta pelas vagas na seleção brasileira de águas abertas que em julho disputará o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste. De acordo com os critérios da CBDA serão convocados de quatro a oito atletas para integrar a equipe. Em jogo estão quatro vagas para a prova dos 5 km e mais quatro para os 10 km. Caso alguns dos convocados manifeste interesse em nadar os 25 km a entidade irá inscrever este atleta na prova mais longa. O mesmo vale para a prova de revezamento misto, onde a Confederação estuda inscrever o time nacional.

Entre as mulheres duas nadadoras são favoritas a ficar com as vagas: Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha. Nos últimos anos a dupla foi responsável pelas principais conquistas da modalidade, totalizando uma medalha olímpica, onze medalhas em Mundiais e mais duas medalhas em Jogos Pan-Americanos. Nos 10 km as principais concorrentes da dupla, que desde Melbourne-2007 é a representante do país nesta prova em Mundiais, serão Betina Lorscheitter, Carolina Bilich e Viviane Jungblut, esta que vem de uma ótima campanha no último Troféu Maria Lenk.

Cartaz promocional do evento – Foto: Reprodução/CBDA

Do lado masculino o principal favorito nas duas distâncias é Allan do Carmo que busca em Foz do Iguaçu garantir vaga para seu sexto Mundial consecutivo. Caso conquiste uma das vagas para Budapeste-2017 o nadador baiano tentará conquistar sua terceira medalha em Mundiais (tem dois pódios em provas de revezamento). Outros cotados para conseguir um lugar na equipe são Diogo Villarinho, Victor Colonese e Fernando Ponte que recentemente já integraram a seleção brasileira em competições internacionais.

Outro destaque desta etapa será a presença de atletas da seleção brasileira de piscina na prova dos 5 km. Joanna Maranhão, Gabrielle Roncatto, Brandonn Almeida, Miguel Valente e Leonardo de Deus integraram a equipe nacional nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e buscam desta vez obter vagas na equipe que vai a Budapeste também nas águas abertas. As provas e seletivas para Budapeste-2017 serão realizadas no Lago Itaipu. A meia maratona de 5 km acontece nesta quinta e no sábado, dia 13 de maio, acontece a maratona de 10 km.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel