Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

"O grande ouro vs o grande branco"

swimchannel

22/07/2017 14h24

É este o nome de um dos desafios mais inusitados dos últimos anos. Michael Phelps, dono de 28 medalhas olímpicas, vai encarar neste domingo provavelmente o adversário mais veloz que já cruzou o seu caminho. O nadador foi até a África do Sul nadar contra um gigante tubarão branco para saber quem percorrerá 100 metros mais rápido.

Em condições normais não haveria nem graça. Porém, o maior medalhista olímpico de todos os tempos terá um aliado nesta disputa. Phelps vai utilizar uma nadadeira monofins especial com uma sapatilha que aumentará sua velocidade na água, além de um wetsuit para ajudá-lo a ter maior deslize. Especialistas estimam que o nadador atingirá 9 km/h durante os 100 metros de disputa sem auxílio de acessórios. Com as ferramentas especiais Phelps poderá dobrar sua velocidade chegando até a 18 km/h. (Veja detalhes no vídeo abaixo)

Mesmo com toda essa parafernalha o tubarão branco ainda leva vantagem. Esse gigantesco animal consegue nadar em média x km/h e quando esta caçando chega até a 40 km/h. Mesmo sendo Michael Phelps são poucos os que acreditam que o nadador conseguirá superar o tubarão. O especialista em tubarões brancos  Craig Anderson, disse que Phelps não conseguirá superar o tubarão porque teria que fazer um esforço sobre-humano. E Ryan Lochte já disse que seu amigo não tem a mínima chance de ganhar.

O desafio já foi gravado e vai ao ar neste domingo no Canal Discovery Channel. Ele faz parte da tradicional "Shark Week", atração que o canal exibe desde a década de 1980 com diversos programas sobre tubarões. O desafio de Phelps abre a programação especial do Discovery Channel e deverá ter transmissão para todo o mundo através do live streaming e das redes socais da emissora da TV.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel