Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Por que não perder o Troféu José Finkel

swimchannel

07/08/2017 20h22

Começa amanhã, terça-feira, 8 de agosto, e vai até o próximo sábado a 46ª edição do Troféu José Finkel, o chamado Campeonato Brasileiro Absoluto de inverno. Trata-se da segunda principal competição do calendário nacional, atrás somente do Troféu Maria Lenk.

O Pinheiros, com 13 títulos, é o maior vencedor, seguido de Flamengo (12) e Minas Tênis Clube (11). Pinheiros, Minas e Unisanta devem brigar pelo troféu deste ano.

A competição será realizada na piscina de 50 metros da Unisanta, em Santos, que volta a receber um brasileiro absoluto depois de sete anos – a última vez havia sido o Maria Lenk de 2010. A última edição do Finkel por lá já faz mais de uma década: foi em 2003.

Etiene Medeiros em treinamento para o Finkel na piscina da Unisanta (foto: Satiro Sodré/SSPress)

Embalados pelo ótimo desempenho no Mundial de Budapeste, os nadadores da seleção brasileira estarão em peso em Santos em busca de grandes performances. E não há porque duvidar que não irão conseguir.

Veja abaixo alguns motivos para não perder o Finkel deste ano:

– De 1994 a 2009, o Brasil ficou sem subir ao pódio em Mundiais de Esportes Aquáticos. Deste então, conquista medalhas em todas as edições, incluindo oito na última edição, em Budapeste. Pois praticamente todos os medalhistas em mundiais (e olímpicos) do Brasil nas piscinas de 2009 a 2017 estarão na competição. As exceções são Thiago Pereira, que se aposentou, e Bruno Fratus, que mora nos Estados Unidos. Os outros estarão todos lá: Cesar Cielo, Etiene Medeiros, Felipe França, Felipe Lima, João Gomes Júnior, Nicholas Santos, Marcelo Chierighini e Gabriel Santos. Além das estrelas das águas abertas Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto.

– O ambiente será bem diferente do Finkel do ano passado, também disputado em Santos, mas no Clube Internacional de Regatas, em piscina de 25 metros. Afinal, havia sido logo depois da Olimpíada do Rio de Janeiro, em que a seleção brasileira havia tido uma performance bem abaixo das expectativas, e o clima era um misto de fim de festa com desânimo. Dessa vez, as boas performances no Mundial de Budapeste deram um novo gás para iniciar com vigor as pretensões desse ciclo olímpico.

– Outro fator para mudança de ambiente é que é a primeira competição nacional com a nova presidência da CBDA empossada – durante o Maria Lenk, em abril, a gestão anterior estava afastada, mas a entidade estava sob administração provisória. Uma mudança como essa obviamente traz um novo fôlego e os atletas se mostram animados, e o desafio é manter a empolgação pelos anos que virão.

As desejadas medalhas do Finkel deste ano (foto: Satiro Sodré/SSPress)

– Nos últimos anos, o campeonato vinha sendo realizado em seis dias. Uma enormidade de competição. Dessa vez, a exemplo do Maria Lenk, será realizado em cinco, deixando as coisas menos cansativas e com mais provas por etapa, melhor para o público e para a transmissão pela TV.

– A piscina da Unisanta é rápida. Bem rápida. Por estar em uma cidade praiana, localiza-se no nível do mar, e grandes resultados já foram obtidos lá. Por exemplo, neste ano, durante o Campeonato Paulista de Inverno, Joanna Maranhão e Guilherme Costa superaram os recordes brasileiros dos 1500m livre (no caso de Guilherme, também foi nova marca sul-americanao). E isso a despeito de estarem em plena preparação para o Mundial. Os atletas que foram para Budapeste esticaram o polimento e devem estar rápidos, e os que não foram ficaram treinando exclusivamente para o Finkel. Ver alguns grandes resultados não será nenhuma surpresa.

– E, afinal de contas, é o Campeonato Brasileiro Absoluto. Praticamente todos os nadadores que representaram o Brasil em Olimpíadas e Mundiais desde 2012 estarão lá. Por isso não dá para perder.

Se você não estiver em Santos ou região, poderá acompanhar pelo SporTV – mais um reflexo da boa fase da natação este ano: a última vez que o canal havia decidido transmitir a competição foi em 2014.

A seguir, seguem os horários e as provas das etapas finais, dia a dia. As provas sempre ocorrem na versões feminina seguida pela masculina, exceto as provas de 800m e 1500m livre.

8 de agosto (terça-feira)
Início: 18h15
100m borboleta
400m livre
100m peito
4x50m livre

9 de agosto (quarta-feira)
Início: 19h00
100m costas
200m medley
1500m livre fem.
800m livre masc.
4x200m livre

10 de agosto (quinta-feira)
Início: 18h30
100m livre
50m peito
50m costas
200m borboleta

11 de agosto (sexta-feira)
Início: 18h30
400m medley
200m livre
200m costas
50m borboleta
4x100m livre

12 de agosto (sábado)
Início: 19h00
200m peito
50m livre
800m livre fem.
1500m livre masc.
4x100m medley

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel