Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Vem ai a 4ª edição da Travessia João Moreno

swimchannel

09/08/2017 16h53

Segunda maior cidade do Espírito Santo, Vila Velha será palco mais uma vez da Travessia João Moreno, evento de águas abertas que realiza sua quarta edição no próximo dia 5 de novembro. Esta prova é uma das mais tradicionais e famosas da natação capixaba e este ano além das travessias de natação em águas abertas, também terá atividades de outras modalidades.

Realizada desde 2014, a travessia é aberta a todas as faixas etárias e faz parte do calendário oficial da cidade. Serão ao todos quatro provas de natação em águas abertas: com as seguintes distâncias: 5 km, 2,5 km, 1 km e 150m, esta uma voltada para crianças. Também haverá eventos de corrida na areia, beach biathlon (natação e corrida), stand-up paddle e canoa havaiana. Todas as provas acontecerão em uma enseada, na Praia da Sereia que é conhecida pelas suas águas claras e tranquilas na maior parte do ano.

Nadadores em ação na edição de 2016 da Travessia João Moreno – Foto: Reprodução/Facebook

Esta travessia tem este nome em homenagem a um colono nomeado por Vasco Fernandes Coutinho, fidalgo português e primeiro dono da Capitania do Espírito Santo, à função de observar a aproximação de navios corsários, a fim de garantir a segurança da província contra ataques de inimigos. João desembarcou em Vila Velha em 1535 e passou a morar no alto de um morro vigiando a movimentação marítima de navios. Tempos depois o morro acabou ganhando o seu nome e tornando-se o famoso Morro do Moreno.

Além do lado esportivo, a Travessia João Moreno tem responsabilidades sociais buscando promover cidadania entre seus participantes e moradores de Vila Velha. Entre elas estão a participação de atletas com deficiência e que todos os ainscritos além da taxa de inscrição devem doar 1 kg de alimento não perecível que será distribuído em instituições apoiadas pela RRB Eventos Esportivos, empresa que organiza a travessia. A organização tem uma parceria com a Ordem dos Advogados Brasileiros e todos os advogados interessados em nadar deverão apresentar sua carteirinha da OAB na hora de retirar os kits. As inscrições para a 4ª edição da Travessia João Moreno estão abertas através do site da SWIM CHANNELClique aqui para ver o regulamento e faça já a sua.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel