Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Recordista volta as águas do Canal de Ilhabela

swimchannel

19/09/2017 17h56

A Travessia do Canal de Ilhabela chega a sua 4ª edição em 2017. O evento de 3,8 km já se tornou uma prova clássica do calendário nacional de águas abertas e tem algumas particularidades. Uma delas são os recordes de campeonato. Ao contrário de outras provas que não contabilizam essa informação, a Travessia do Canal de Ilhabela faz questão de registrar os nadadores mais velozes de sua história. E uma dessas honras pertence a Raquel Goto. A nadadora da Elo Academia de Campinas tem no currículo pódios e participações em diversas travessias e na edição de 2016 da Travessia do Canal de Ilhabela estabeleceu um novo recorde no percurso leste.

"No ano passado vinha de uma sequência puxada já que havia nadado outras provas mais extensas antes desta e cheguei na prova sem muitas expectativas de título, pódio ou recorde. Até fiquei surpresa por ter nadado tão bem após uma sequência de vários eventos anteriores, pois não esperava superar nenhum recorde também. Foi uma experiência muito legal e no dia curti bastante, porque as condições estavam ótimas na maioria do percurso, com tempo bom e águas calmas", conta Raquel que com 56min29s bateu o recorde da prova no percurso leste.

Raquel Goto é a recordista do percurso leste – Foto: Ale Socci

Inicialmente a travessia aconteceria no percurso sul, que é o principal. Porém, no Congresso Técnico os organizadores optaram por alterar para o percurso leste porque o vento no dia da prova estava bem mais forte vindo de leste. "Eles nos disseram que teríamos um pouco de correnteza no começo da prova, mas que depois seria mais tranquilo. E de fato foi, a água estava muito gostosa para nadar e consegui engrenar um bom ritmo durante todo o percurso para vencer a travessia", lembra Raquel.

Este ano ela estará presente mais uma vez em Ilhabela. A nadadora, porém, não pensa em melhorar seu recorde ou bater a marca no outro percurso. Sua meta é utilizar o evento como complemento de uma sequência de vários desafios. "Uma semana antes da Travessia do Canal de Ilhabela, vou nadar o Desafio Aquaman e na semana seguinte encaro a Maratona Aquática 14 Bis. Por ter a menor distância entre as três, a prova em Ilhabela será uma oportunidade para treinar um pouco mais. Porém, se repetir o desempenho do ano passado ficarei muito feliz", afirma Raquel que somará 34,8 km nadados só nestas três semanas de competição.

Raquel Goto nadará novamente a prova este ano – Foto: Ale Socci

As inscrições para a Travessia do Canal de Ilhabela vão até o dia 30 de setembro e podem ser feitas através do site oficial da prova clicando aqui. O evento tem realização da Magna Desportes, produção da EcoOutdoor, apoio da Prefeitura de Ilhabela, divulgação de mídia da SWIM CHANNEL e a Mormaii, que esta presente no evento desde a primeira edição, como fornecedor. E aguarde que no dia do evento haverá transmissão online ao vivo do evento e diversas outras ações.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel