Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Grupo de nadadores completa a Volta à Nado do Arquipélago de Alcatrazes

swimchannel

29/12/2017 17h54

Os sete nadadores que fizeram a travessia – Foto: Toni Nogueira

Um seleto grupo de nadadores de águas abertas fez história na última quarta-feira ao concluir com sucesso em cerca de 3h30min a 1ª Volta à Nado do Arquipélago de Alcatrazes, que teve um total de 7,5 km nadados na costa de São Sebastião (SP). A equipe foi composta pelos seguintes nadadores: Igor de Souza, Marta Izo, Harry Finger, Marcelo Salavee, Jacques Abram, Gilberto Bucholtz e Ricardo Augusto de Oliveira.

Antes de encarar o desafio, a equipe recebeu orientações da Marinha e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidades (ICMBio) e foram levados em um barco até o ponto de partida. Ao todo, a travessia foi tranquila e durante boa parte do percurso os nadadores tiveram condições climáticas favoráveis. Em uma parte da prova chegaram a encarar ondas maiores e correnteza contra, mas tiveram ao longo de todo o trajeto suporte de caiaques de apoio.

Os sete nadadores na água - Foto: Fabrizio Gallas

Os sete nadadores na água – Foto: Toni Nogueira

Os sete nadadores, além descreverem o evento como uma excelente oportunidade para se divertirem dentro d'água, destacaram as belezas naturais da região conhecida pelas ricas faunas e floras. O Arquipélago de Alcatrazes está localizado a 40 km da costa da cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, e é também considerado como um dos locais com maior biodiversidade do Brasil e que em 2018 será reaberto para ecoturismo depois de três décadas de posse da Marinha que utilizava o local para prática de exercícios militares.

A 1ª Volta à Nado de Alcatrazes foi apenas o segundo evento esportivo realizado no local. Ela teve parceria do ICMBio, que forneceu a autorização e curso sobre a preservação aos nadadores. Hoje o local é a segunda unidade de proteção marinha mais importante do Brasil, oficialmente chamado de Refúgio da Vida Silvestre Arquipélago dos Alcatrazes e o Governo Federal já publicou uma portaria autorizando sua reabertura ao público a partir de 2018.

Colaborou com informações Fabrizio Gallas

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel