Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

CBDA lança calendário de águas abertas

swimchannel

04/02/2018 23h07

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos anunciou esta semana seu calendário oficial de provas de águas abertas para a temporada 2018. E será um ano recheado de eventos. Ao todo serão 42 provas disputadas entre seis competições distintas: Campeonato Brasileiro, Copa Brasil, Inter Clubes Interfederativo, Travessia dos Fortes, Troféu Maria Lenk e Ultramaratona Aquática CBDA.

Ganhando cada vez mais adeptos entre os atletas da modalidade, as ultramaratonas terão agora provas oficiais chanceladas pela CBDA. A entidade promoverá em 2018 duas provas nacionais de 25 km que serão avaliatórias para convocações futuras da seleção enviada as etapas da UltraMarathon Swim Series, circuito internacional da Fina que conta com provas acima dos 15 km. A primeira ultramaratona será disputada na cidade de São Paulo em março e a segunda em Inema no mês de novembro.

Fernando Ponte e Ana Marcela Cunha, os campeões de 2017 - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Fernando Ponte e Ana Marcela Cunha, os campeões brasileiros de 2017 – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O Campeonato Brasileiro, que vai para sua 23ª edição, e a Copa Brasil, evento criado no ano de 2014 para atletas amadores, serão realizadas simultaneamente. Ambos acontecerão em todas as regiões do país e terão nove etapas. No Brasileiro as travessias serão disputadas nas distâncias de 5 km e 10 km e na Copa Brasil em 2,5 km e 5 km. A temporada tem início em Porto Alegre no dia 23 de fevereiro e termina em Inema entre os dias 16 e 18 de novembro. A etapa de Fortaleza ganhará uma prova adicional de 7,5 km porque foi definida como seletiva para a seleção brasileira que disputará em setembro o Campeonato Mundial Júnior de Eliat, em Israel.

Além dos dois circuitos nacionais e das provas de ultramaratona, a CBDA também terá mais três eventos avulsos. Um deles é o Inter Clubes Interfederativo CBC – Travessia Baía de Todos os Santos que ocorre em Salvador. Outra novidade será a Travessia dos Fortes que volta a ser realizada no Rio de Janeiro após seis anos sem ser realizada. Por fim o Troféu Maria Lenk terá em seu programa de provas uma maratona de 10 km que contará como pontuação para os clubes. Confira abaixo o calendário completo da CBDA para o ano de 2018:

Brasileiro e Copa Brasil serão disputado de forma conjunta - Foto: Satiro Sodre/SSPress

Brasileiro e Copa Brasil serão disputado de forma conjunta – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Campeonato Brasileiro e Copa Brasil
23 a 25 de fevereiro em Porto Alegre (RS)
23 a 25 de março em São Paulo (SP)
4 a 6 de maio em Fortaleza (CE)
29 de junho a 1º de julho em São Luís (MA)
3 a 5 de agosto em Campo Grande (MS)
31 de agosto a 2 de setembro em Maceió (AL)
28 a 30 de setembro em Palmas (TO)
12 a 14 de outubro em Vitória (ES)
16 a 18 de novembro em Inema, Salvador (BA)

Ultramaratonas terão 25 km de percurso - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Ultramaratonas terão 25 km de percurso – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Ultramaratona Aquática CBDA 25 km
23 de março em São Paulo (SP)
16 de novembro em Inema, Salvador (BA)

Travessia dos Fortes
15 de abril no Rio de Janeiro

Troféu Maria Lenk
em data a definir no Rio de Janeiro(RJ)

Inter Clubes Interfederativo CBC – Travessia Baía de Todos os Santos
22 de setembro em Salvador (BA)

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel