Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Uma justa homenagem a uma lenda das piscinas

swimchannel

04/02/2018 22h58

Primeira medalhista da natação feminina nos Jogos Pan-Americanos, detentora de dezenas de recordes brasileiros e sul-americanos e quinta colocada em uma final de Jogos Olímpicos, o melhor resultado da natação feminina do país até os dias de hoje (empatado com Joanna Maranhão). Este é o vitorioso currículo de Piedade Coutinho, uma das pioneiras da natação brasileira.

Piedade nasceu no Rio de Janeiro e durante as décadas de 1930 e 1950 foi a principal nadadora do Brasil. Presente em três edições dos Jogos Olímpicos (Berlim-1936, Londres-1948 e Helsinque-1952), ela foi a primeira brasileira entre homens e mulheres a chegar a uma final olímpica terminando em quinto lugar os 400m nos Jogos de 1936. Em 1951 durante os Jogos-Pan Americanos de Buenos Aires tornou-se a primeira nadadora brasileira a conquistar uma medalha sendo bronze nos 400m livre e com o 4x100m livre. Em sua carreira ainda bateu recordes sul-americanos e brasileiros nos 100m, 200m, 400m, 500m, 800m e 1500m livre.

Prova terá 5 km em Angra dos Reis - Foto: Reprodução/MASF

Prova terá 5 km em Angra dos Reis – Foto: Benjamin Ganchegui

E uma história com tamanha expressão não poderia passar sem homenagens. Por isso a Maratona Aquática Sem Fronteiras organizará no dia 19 de maio uma prova especial chamada I Troféu Destaques da Natação – Piedade Coutinho, lembrando da histórica nadadora brasileira. O evento faz parte das provas especiais do circuito da MASF e não contará pontos para o ranking da temporada do circuito. O intuito dessa prova é justamente promover a natação de águas abertas.

A dinâmica do Troféu consiste em uma prova de 5 km que vai acontecer na cidade de Angra dos Reis e tem uma característica mais amistosa, mas todos os participantes receberão medalhas e os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino, além das cinco melhores equipes, receberão troféus especiais. Poderão nadar esta prova nadadores amadores com idade entre 18 a 85 anos e pessoas portadoras de deficiência (PCD).

As inscrições para o I Troféu Destaques da Natação – Piedade Coutinho já estão abertas e podem ser feitas na SWIM CHANNEL clicando neste link aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel