Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Centésima prova do XTERRA no Brasil será palco de provas de natação

swimchannel

23/02/2018 23h36

O XTERRA é o maior circuito de triathlon cross country do mundo. Presente no Brasil há mais de 11 anos, realizará em março deste ano, sua centésima etapa. Um número de respeito e que inspira também suas outras modalidades: natação, MTB (mountain bike) e corrida. O circuito XTERRA Swim Challenge caminha para sua sétima edição.

A dinâmica do Swim Challenge consiste em duas provas de águas abertas por etapa ao longo da temporada. A prova mais curta tem 1,5 km de percurso, enquanto a prova mais longa tem 3 km. As disputas são realizadas em um circuito sendo que nos 3 km os nadadores precisam dar duas voltas. Em algumas etapas há atividades radicais como um salto do alto de um píer de três metros e uma prova noturna.

Sobre a questão do uso de roupa de borracha, se a temperatura estiver inferior a 22ºC estará liberada. Caso a temperatura esteja igual ou acima dos 22ºC, o nadador pode utilizar os trajes regulamentados pela FINA ou a tradicional sunga de natação.

Em 2018 o Swim Challenge terá ao todo sete eventos (veja no fim do texto as datas e locais de cada um). O pontapé inicial será em Mangaratiba (RJ) com a etapa de Costa Verde, considerada uma das mais belas do circuito. Disputada nas dependências do Portobello Resort & Safari, o local conta com vasta área verde de Mata Atlântica preservada além de uma paisagem estonteante.

Os cinco primeiros colocados em cada prova recebem além dos troféus descontos para as etapas seguintes do circuito e os campeões de cada categoria por faixa etária também recebem descontos para nadar o evento seguinte. Todos os demais participantes que sobreviverem as disputas do XTERRA receberão ainda uma medalha de participação chamada "Survivor".

XTERRA chega a 100ª edição no Brasil – Foto: XTERRA/Reprodução

Ao final da temporada são premiados os melhores nadadores por faixa etária, além dos campeões gerais. Em 2017 o grande campeão nos 3 km no masculino foi o veterano Artur Pedroza. O nadador de 43 anos é uma das grandes atrações do cenário nacional, tanto pela sua técnica de nado tanto pela sua longevidade no esporte. Pedroza também é embaixador do XTERRA Swim Challenge. Entre as mulheres a melhor da temporada passada foi Ariadne Rodrigues que conquistou três vitórias ao longo do ano.

Além da natação outra atração é o lançamento do aquathlon, com 1 km de natação e 5 km de corrida. Motivando atletas de outros esportes a se aventuraram em nesta mais nova prova do evento. As inscrições para a primeira etapa do Swim Challenge estão abertas até o dia 8 de março neste endereço: https://www.x3mbrasil.com/inscricoes/inscricoes/xterra-costa-verde-2018.

Calendário 2018

10 e 11/03: XTERRA Swim Challenge em Mangaratiba (RJ)

09 e 10/06: XTERRA Swim Challenge em Mata de Seu João (BA)

21 e 22/07: XTERRA Swim Challenge em Nova Lima (MG)

18 e 19/08: XTERRA Swim Challenge em Ilhabela (SP)

20 e 21/10: XTERRA Swim Challenge em Imbituba (SC)

10 e 11/11: XTERRA Swim Challenge em Ilha do Mel (PR)

01 e 02/12: XTERRA Swim Challenge em Paraty (RJ)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel