Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Uma nova opção para nadadores de longa distância

swimchannel

27/02/2018 20h10

No próximo dia 17 de março a Praia da Barra do Sahy, em São Sebastião, será palco de uma das grandes novidades do calendário nacional de águas abertas. Trata-se da primeira edição do Circuito de Ultramaratonas Aquáticas, competição que terá três etapas ao longo da temporada e será dedicada exclusivamente para nadadores de longa distância.

Organizado pela Associação Aquática, mesma empresa responsável pelo tradicional Circuito de Maratonas Aquáticas, o novo evento terá além da etapa na Barra do Sahy, uma prova em Ilhabela no dia 20 de maio e outra em São Bernardo do Campo no dia 30 de setembro. E em todas elas os atletas nadarão uma ultramaratona de 15 km de distância.

Segundo as regras da FINA (Federação Internacional de Natação) denominasse ultramaratona aquática qualquer prova que tenha mais do que os 10 km de percurso da maratona aquática. A própria entidade, inclusive, busca popularizar estas provas de longas distâncias. Este ano ela modificou o nome de seu principal circuito mundial e vem incentivando as confederações nacionais filiadas a adotarem eventos da modalidade.

E foi justamente essa carência de provas de ultramaratonas no calendário que motivou a criação dessa competição. Segundo Igor de Souza, responsável pela Associação Aquática, muitos atletas reclamavam das poucas opções de provas longas existentes no Brasil e pediam por novos circuitos. Atendo a este pedido a entidade resolveu criar então esse novo evento que será aberto a nadadores de 15 a 74 anos e terá um ranking de pontuação com premiação ao fim da última etapa.

Na prova da Barra do Sahy o mapa de percurso já foi definido. O nadadores partirão da Praia da Barra do Sahy e nadarão em um circuito de volta única, retornando para o mesmo local de largada. Um dos destaques será um retão de 5,5 km (veja na imagem do mapa acima) onde os nadadores não terão que contornar nenhuma boia. Para nadar esta prova todos os atletas são obrigados pelo regulamento a ter um caiaque ou canoa para acompanhá-los durante todo o percurso. No site da organização do evento é possível ver algumas sugestões de acompanhantes.

As inscrições para a primeira etapa do Circuito de Ultramaratonas Aquáticas estão abertas e podem ser feitas aqui através da SWIM CHANNEL até o dia 6 de março.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel