Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Igor Bonnet: o cérebro por trás do óculos Arena Cobra Ultra

swimchannel

13/03/2018 19h26

Na semana passada aconteceu em São Paulo o Arena Academy, evento de treinamento sobre produtos da marca para profissionais técnicos e representantes comerciais. Além da atividade prática na piscina da academia EcoFit que contou com a presença dos nadadores Kaio Marcio de Almeida e Murilo Sartori, houve uma apresentação teórica dos produtos da linha de competição para os presentes. Essa aula foi ministrada por um dos maiores engenheiros esportivos da atualidade: Igor Bonnet.

O francês é um legítimo cidadão do mundo. Antes de juntar-se ao time da Arena Internacional em 2004, Bonnet trabalhou como engenheiro para empresas do ramo industrial e petrolífero atuando e vivendo em diversos países durante sete anos. Fã de triatlo ele decidiu ir trabalhar no ramo da indústria esportiva após o nascimento do filho e aceitou o convite da Arena.

Bonnet visitou a sede da SWIM CHANNEL durante sua passagem pelo Brasil e concedeu uma entrevista para nosso site onde falou sobre a tecnologia da Arena, o crescimento da empresa no ramo internacional e o futuro da marca. Confira abaixo:

O engenheiro francês Igor Bonnet – Foto: Youtube/Reprodução

SWIM CHANNEL: Você não é o responsável pela tecnologia do Powerskin (linha de trajes de competição e que foi desenvolvida pelo sul-africano Greg Steyger), mas conhece muito bem o material. O Powerskin é lançado normalmente a cada ciclo olímpico. Como esta o trabalho e desenvolvimento para este ciclo?

IGOR BONNET: Nós hoje temos os melhores produtos do mundo e não há planos no momento de lançar um novo traje já para 2019. Lançamos nossos produtos sempre a cada ciclo olímpico visando o bem-estar dos nadadores que precisam testar e se acostumar com os trajes de competição. A única exceção foi quando a FINA mudou as regras na época dos trajes tecnológicos e tivemos que adaptar nossos produtos rapidamente para atender aos atletas. Muito provavelmente teremos uma nova versão do Powerskin visando os Jogos de Tóquio-2020.

SWIM CHANNEL: Falando sobre os acessórios sabemos que não é fácil desenvolver novos e revolucionários produtos e tecnologia para treinamento constantemente. Como vem sendo desenvolvido o trabalho da Arena para os próximos dois anos nesta área? 

IGOR BONNET: Estamos sempre trabalhando e estudando no desenvolvimento dos acessórios. Temos colaboradores em muitos locais que nos ajudam a chegar na melhor tecnologia disponível no mercado. Conversamos frequentemente com atletas de elite do Team Arena para saber o que eles estão achando de nossos produtos, quais as demandas que eles precisam, críticas, sugestões, etc. Também conversamos muito com alguns técnicos que compartilham suas experiências conosco para continuarmos evoluindo.

A linha Powerskin da Arena é líder de mercado – Foto: Arena/Reprodução

SWIM CHANNEL: E como funciona essa dinâmica de parceria da Arena? Ondem atuam esses colaboradores da marca?

IGOR BONNET: Temos colaboradores ao redor do mundo todo. Seja dentro ou fora da piscina. Hoje a Arena conta com pesquisadores em universidades na França e na Itália, um centro de testes de produtos na Holanda e uma empresa de desenvolvimento no Reino Unido, além de estarmos cada vez mais trabalhando com parceiros nos Estados Unidos. Estamos em vários lugares porque queremos cada vez mais melhorar nossos acessórios e torná-los sempre mais acessível para nadadores de todo o mundo.

SWIM CHANNEL: Hoje a Arena é referência e líder no mercado de trajes de águas abertas com o R-Evo. Há algum planejamento de expansão tecnológica para os trajes nestes próximos anos?

IGOR BONNET: O traje R-Evo foi um grande sucesso no Mundial de Budapeste com a esmagadora maioria dos atletas o utilizando e falando muito bem do material e conforto. Isso nos alegra e motiva para continuar trabalhando nele porque evoluções são sempre necessárias de serem feitas.

O Arena R-Evo é o melhor traje de águas abertas da atualidade – Foto: Zsolt Szigetvary/MTI

SWIM CHANNEL: A Arena sempre foi uma das marcas líderes de mercado e conhecida por ter os melhores trajes de competição e nos últimos anos ela tornou-se a patrocinadora de importantes Federações internacionais como os Estados Unidos e Austrália, além da FINA. No mercado de óculos ela assumiu a liderança mundial e você fez um grande trabalho no desenvolvimento dos óculos Cobra Ultra. Pode nos contar como foi esse trabalho?

IGOR BONNET: Foram cinco anos desenvolvendo esses óculos até chegar ao que consideramos como o ideal. Quando me juntei a Arena em 2004 não havia ninguém trabalhando em tecnologia de ponta para óculos de natação e o foco era todo direcionado ao Powerskin. Portanto criar um bom óculos era o objetivo da equipe. Em 2009 lançamos os primeiros óculos da linha Cobra e que passaram por testes com atletas de ponta. Em seguida coletamos as opiniões deles e passamos a desenvolvê-los cada vez. Enfim no Campeonato Mundial de piscina curta de Doha em 2014, lançamos o Cobra Ultra que foi um sucesso absoluto. Muitos nadadores vieram procurar o acessório e inclusive Adam Peaty chegou a falar publicamente que eram os melhores do mundo. E quando um atleta do nível dele elogia seu produto é sinal de que você esta no caminho certo.

SWIM CHANNEL: Hoje você acredita que o Cobra Ultra é o melhor óculos de natação do mundo?

IGOR BONNET: Sim, neste momento é o melhor do mundo.

O óculos Cobra Ultra, tido como o melhor do mundo – Foto: Reprodução

SWIM CHANNEL: Tradicionalmente a Arena costuma batizar sua linha de trajes como Powerskin. Atualmente a linha de óculos de competição leva o nome de Cobra. Acredita que esse nome perdurará por mais alguns anos como sinônimo de óculos de alta performance?

IGOR BONNET: Acredito que sim, porque hoje muitos atletas já não se referem aos nossos acessórios como óculos Arena e sim como óculos Cobra ou óculos Cobra Core. Há diversos modelos com essa nomenclatura e acho que o nome Cobra será durante muitos anos sinônimo de óculos de natação.

SWIM CHANNEL: Ser o melhor não é necessariamente ser o maior. Muitas pessoas acreditam que hoje a Arena é a melhor marca do mundo. Porque a Arena é a melhor marca do mundo hoje em dia?

IGOR BONNET: Bom isso é o que os outros dizem e espero que estejam certo (risos). Acredito que isso se deve ao fato da empresa ter muita gente competente e apaixonada pela natação e pelo esporte. Nosso time passa muitas horas por dia pesquisando novas tecnologia e conversando com os atletas para entender como melhorar. Dividimos os méritos e conquistas com todos do Team Arena, talvez esse seja o segredo do sucesso.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel