Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O legado de Thiago Pereira

swimchannel

22/03/2018 19h24

Ao anunciar que deixaria a natação competitiva no começo do ano passado, Thiago Pereira anunciou que gostaria de deixar um legado de sua brilhante carreira esportiva para as futuras gerações. Parte deste legado poderá ser visto no próximo domingo na piscina do Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo. Trata-se da primeira etapa do Troféu Thiago Pereira, evento idealizado pelo medalhista olímpico e que a partir deste ano será disputado em formato de circuito com cinco etapas pelo estado de São Paulo em parceria com a Federação Aquática Paulista.

A competição será aberta para nadadores das categorias pré-mirim (8 anos) até júnior (19 anos) com provas de 50 metros nos quatro estilos a serem disputadas durante todo o dia. Ao término das quatro etapas (veja datas e locais no fim do texto) os melhores atletas disputarão em setembro uma super final. O diferencial é o critério de classificação dos finalistas que serão ao todo 16 atletas. A cada etapa os três melhores colocados de cada categoria se classificam automaticamente para a grande final totalizando 12 nadadores. Os demais quatro classificados serão conhecidos através da soma dos quatro melhores tempos nas provas de 50 metros livre, costas, peito e borboleta (detalhes no vídeo abaixo).

 

O Troféu Thiago Pereira também promoverá a inclusão através do esporte. Atletas paralímpicos e com síndrome de down nadarão as mesmas provas dos atletas convencionais, porém, em uma categoria a parte e com premiação especial. O motivo é  justamente superar barreiras e mostrar que o esporte é uma ótima ferramenta de inclusão social. Outra curiosidade é incentivar todos a nadar os quatro estilos valorizando a versatilidade e o nado medley. O evento tem ainda o apoio da FAP que fará toda a arbitragem e a contabilização dos resultados de todas as etapas. Todos os participantes além da medalha de participação e touca alusiva do torneio, também receberão um certificado assinado pelo próprio Thiago.

Confira as datas e locais das etapas do Troféu Thiago Pereira
25/03: 1ª etapa em São Paulo (SP)
12/05: 2ª etapa em Americana (SP)
26/05: 3ª etapa em Ribeirão Preto (SP)
11/08: 4ª etapa em São José dos Campos (SP)
29/09: Super final em São Paulo (SP)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel