Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Glauco Rangel e Rubiane Lima vencem na Ilha do Mel

swimchannel

09/04/2018 22h42

Neste fim de semana a paradisíaca Ilha do Mel recebeu 48 nadadores para um instigante desafio: concluir as ultramaratonas de 13 km e 23 km válidas pelo Circuito Summit. A competição, organizada pela Correr e Nadar, chegou a sua quarta edição e a cada temporada se firma como um dos principais eventos de ultramaratona do país. Diferentemente da edição passada, quando o mau tempo dificultou a vida dos atletas, a prova deste ano correu bem e as condições climáticas não comprometeram o desenvolvimento do desafio.

Na prova masculina o campeão foi um nome bastante conhecido das águas abertas: Glauco Rangel. Com diversas conquistas em seu currículo, entre elas o título de maior campeã da Maratona Aquática 14 Bis, ele adicionou mais uma vitória a seu histórico ao triunfar na prova de 23 km na Ilha do Mel ao vencer em 4h58min15s, o único que nadou toda a distância abaixo das cinco horas. Uma vantagem de pouco mais de quatro minutos para o vice-campeão Tiago Sato da Jacanoá que completou em 5h02min35s. O pódio ainda teve Mauro de Queiroz da Aquanaii que finalizou em terceiro lugar com 5h07min59s.

Entre as mulheres a vantagem entre a campeã e as demais foi mais confortável. Representando o Manocchio Triathlon Team/Clube 3 Marias, Rubiane Figueiredo Lima venceu a ultramaratona de 23 km com mais de 20 minutos de vantagem para a segunda colocada. Rubiane, que também é a primeira campeã da Travessia do Canal de Ilhabela, levou 5h29min27s para concluir a desgastante prova na Ilha do Mel. O pódio ainda teve duas experientes atletas da CGFit. Maria Oliveira sagrou-se vice-campeã com o tempo de 5h49s51s e Jacqueline Dalia faturou a medalha de bronze com 6h01min22s.

Atleta em ação na Ilha do Mel – Foto: Reprodução

Nos 13 km a prova masculina foi bem acirrada, com os primeiros colocados nadando sempre próximos um dos outros. No fim vitória de Alexandre Pierin da equipe Lapanada com o tempo de 3h15min37s seguido de perto por Fabio Torrecillas, da Prefeitura de Maringá, que terminou com o vice-campeonato em 3h16min17s. Marcelo dos Santos completou o pódio. O nadador da Gigantes Capixabas nadou para 3h19min03s.

Entre as mulheres a vitória ficou com Isabela Ricardi que teve uma conquista tranquila e com poucas adversidades. A nadadora da CGFit fechou a prova 3h22min57s bem a frente da vice-campeã, Fernanda Rivabem da Confraria do Hamburguer que concluiu os 13 km em 3h36min14s. Vitória Povoa fechou o pódio na terceira colocação com o tempo de 3h55mins12s.

As provas da Ultramaratona da Ilha do Mel fizeram parte do Circuito Summit, o campeonato de ultramaratonas da Correr e Nadar. A exótica do Ilha do Mel será novamente palco de travessias em águas abertas com as disputas da Maratona do Farol ao Forte (provas de 600m, 2km e 3km) e do Aquathlon de 6,5 km que acontecerão no dia 22 de abril. Os resultados completos das ultramaratonas podem ser conferidos aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel