Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Bons resultados no Brasileiro Infantil de inverno

swimchannel

29/05/2018 22h52

No último fim de semana aconteceu em Santos, na piscina curta do Clube Internacional de Regatas, um dos melhores campeonatos nacionais de categoria dos últimos anos. Após deixar de ser realizado em 2016 e 2017, o  Campeonato Brasileiro Infantil de inverno (Troféu Troféu Ruben Dinard) voltou a grade de eventos da CBDA e abriu a temporada de eventos nacionais de inverno de categoria. O evento reuniu ainda o expressivo número de 636 nadadores inscritos.

E ninguém foi mais absoluto que o nadador infantil 2 Lucas Tudoras do Paineiras. Ao longo dos quatro dias de disputas, Tudoras conquistou nada mais, nada menos do que oito medalhas de ouro individuais: nos 50m, 400m e 1500m livre, 100m e 200m costas, 100m e 200m borboleta e 200m medley. Foi atleta mais eficiente com 300 pontos somados e teve os dois melhores índices técnicos da competição. Além disso bateu ainda o recorde brasileiro de categoria nos 200m borboleta. No infantil 1 João Pierre Campos, do Fluminense, foi o melhor da categoria com quatro ouros, prêmio de eficiência e quatro dos cinco melhores índices técnicos do evento.

Lucas Tudoras – Foto: Ricardo Sodré/SSPress

Entre as meninas a nadadora infantil 1 Sophia Coleta da ABADA e a infantil 2 Giovana Medeiros do Corinthians, foram as melhores atletas de suas categorias. Sophia venceu três provas e teve os dois melhores índices técnicos de sua categoria pelas vitórias nos 200m e 400m livre. Já Giovana também saiu da competição com três ouros, tendo o melhor índice técnico e superando dois recordes de categoria nos 100m e 200m livre. A nadadora infantil 1 Pérola Santos, do Curitibano também faturou três ouros.

A melhor prova talvez tenha sido a dos 1500m livre infantil 2. Foi uma prova muito disputada da raia 1 a 8, com vários atletas fazendo suas melhores marcas pessoais tendo sete nadadores na casa dos 16 minutos. A vitória foi de Tudoras que com 16min02s94 ficou perto do recorde de categoria que pertence a Murilo Sartori, mas a disputa mais acirrada foi pela prata com Stephan Steverink do Espéria batendo Vitor Ballan Sega do Natação Americana por apenas um centésimo: 16min05s88 x 16min05s89.

A equipe do Curitibano, campeã do evento – Foto: Ricardo Sodré/SSPress

Pela classificação geral título da competição ficou com a equipe do Clube Curitibano que somou 1220 pontos vencendo a competição pela primeira vez em sua história. O vice-campeonato ficou com a equipe do Minas TC com 1102 pontos seguida pelo Clube Espéria que terminou em terceiro lugar com 1054 pontos. Confira aqui na página da CBDA os resultados completos do Campeonato Brasileiro Infantil de inverno.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel