Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Bruno Fratus vence 50m livre no Mare Nostrum

swimchannel

11/06/2018 17h42

Antes de viajar a Europa para o Circuito Mare Nostrum, Bruno Fratus afirmou que pretendia nadar forte e conseguir bons desempenhos no giro pela costa do Mar Mediterrâneo. E o velocista saiu da etapa de Canet et Roussillon com uma medalha de ouro nos 50m livre. Mais do que a vitória foi o tempo que chamou a atenção, sendo novamente regular e conseguindo  nadar na casa dos 21 segundos de novo: 21s85. Agora o brasileiro vai atrás da tríplice coroa dos 50m livre no Mare Nostrum nas etapas de Barcelona e Monte Carlo. Fratus também nadou os 100m livre neste fim de semana marcando 49s51 e terminando na quinta colocação (nas eliminatórias ele foi melhor nadando para 49s32).

Além do bom desempenho do brasileiro, o Mare Nostrum registrou outras boas marcas. A russa Yulia Efimova venceu os 100m peito com o segundo melhor tempo ano (1min05s78) e Adam Peaty bateu dois recordes de campeonato nos 50m (26s73) e 100m peito (59s31). Outro resultado bem expressivo foi da canadense Taylor Ruck nos 200m livre com 1min55s68. Confira aqui todos os resultados da etapa de Canet et Roussillon do Mare Nostrum.

Bruno Fratus no Mare Nostrum  – Foto: Stephane Kempinaire

Nas águas abertas a FINA Marathon Swim World Series chegou a sua terceira etapa em 2018 e trouxe uma novidade: a estreia dos wet suits de neoprene no circuito mundial da Federação Internacional. Devido as baixas temperaturas da água em Setúbal, oscilando entre 16 e 17ºC, foram liberados pela primeira vez as roupas de borracha para os atletas. Porém, a prova não foi boa para os brasileiros que passaram longe do pódio. Entre as mulheres Ana Marcela Cunha teve o melhor desempenho da país com um 7º lugar. Já Viviane Jungblut terminou em 20º lugar.

Entre os homens Allan do Carmo na 14ª posição foi o brasileiro mais bem colocado. Em seguida vieram Diogo Villarinho em 17º, Alexandre Finco em 18º e Fernando Ponte em 32º lugar. A americana Haley Anderson e o húngaro Kristof Rasovszky foram os vencedores da etapa portuguesa. Com os resultados os campeões olímpicos Sharon van Rouwendaal e Ferry Weertman assumiram a liderança do ranking da temporada. Os resultados completos podem ser encontrados aqui.

Nadadoras com wetsuits prontas para a largada – Foto: FINA/Reprodução

Outro destaque aquático do fim de semana, além do Mare Nostrum e da etapa da FINA Marathon Swim World Series, foi o tradicional Grand Prix de Santa Clara. A famosa competição realizada na Califórnia fez parte do circuito americano do TYR Pro Swim Series e reuniu as principais estrelas da natação americana que preparam-se para o campeonato nacional que definirá o time do Pan-Pacífico. Na água não tivemos nenhum recorde mundial como na etapa anterior, mas boas marcas de Chase Kalisz nos 200m medley (1min57s64) e Lilly King nos 100m peito (1min05s61).

Fora da piscina a grande novidade foi o anúncio da assinatura de contrato de Katie Ledecky como a TYR. A empresa americana de material esportivo, que já tinha como patrocinados Ryan Lochte e Matt Grevers, adicionou mais uma estrela a sua companhia. Recém-profissionalizada, Ledecky vestirá agora os trajes da marca em todas as competições oficiais, além de participar de campanhas publicitárias da empresa. Em Santa Clara ela conquistou x medalhas. Para conferir os resultados completos clique aqui.

Katie Ledecky anunciou contrato com a TYR – Foto: TYR Reprodução

Nesta semana o Mare Nostrum continua com a segunda etapa em Barcelona na quarta e quinta-feira e termina sua edição 2018 no fim de semana na bela cidade de Monte Carlo, em Mônaco. Nas águas abertas destaque para a 4ª etapa da FINA Marathon Swim World Series no lago Balaton, em Balatonfüred, mesmo local das provas do Campeonato Mundial de Budapeste ano passado.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel