Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Desbravando as Ilhas Cagarras

swimchannel

15/06/2018 17h47

No próximo dia 13 de outubro o mar de Ipanema assistirá ao retorno de uma das provas de águas abertas mais queridas pelos atletas da modalidade. Localizada no Oceano Atlântico, esse conjunto de ilhas é protegido por uma lei federal ambiental sendo avistadas da orla da zona sul do Rio de Janeiro. Organizada pela X3M Sports Business, mesma empresa responsável pela realização do famoso circuito XTERRA Brazil, ela retorna ao calendário nacional de eventos de natação em águas abertas já que entre 2008 e 2012 aconteceu sempre com número crescente de atletas.

O desafio é mais do que uma travessia tradicional. Podemos considerar que trata-se de um passeio turístico pela cidade maravilhosa. O ponto de encontro é a belíssima Marina da Glória, onde os nadadores adentram as escunas. Na sequência, os atletas já bem acomodados em suas embarcações navegam por quase 10 quilômetros, passando pelas praias do Flamengo, Botafogo, Urca, Vermelha, Leme, Copacabana, Arpoador até aportar em frentes as Ilhas Cagarras na Praia de Ipanema.

Como a escuna já devidamente "estacionada", o atleta tem um rápido período de aquecimento, com cerca de 10 minutos e posteriormente precisam se alinhar para a largada dentro da água. A prova tem exatos 4,5 km em linha reta das Ilhas Cagarras até o hotel Cesar Park. A propósito é possível avistar hotel durante a prova inteira e ele acaba sendo a principal referência que o nadador deve utilizar.

Banner de divulgação do evento – Foto: Reprodução/Facebook

A prova não é indicada para atletas que nunca realizaram uma travessia de natação. Uma das maiores dificuldades é a corrente lateral, onde o atleta precisa ficar atento e seguir as orientações que serão mencionadas no dia da prova. Quem conhece o Rio de Janeiro sabe que a água é fria e a roupa de borracha estará liberada para os atletas.

Ao todo serão três categorias: Geral, com Pé de Pato (uma inovação da modalidade) e PCD. A Travessia Cagarras 2018 também apresenta uma dinâmica inovadora em inscrição de eventos de natação em águas abertas. Ela será totalmente financiada através de crowdfunding, a famosa vaquinha virtual. A cada inscrição realizada o dinheiro será investido na realização da prova. A organização trabalha com a meta de atingir mais de 600 inscritos. Em caso de alta procura e vagas adicionais, o dinheiro será utilizado para premiações extras como troféus especiais por categoria e premiação em dinheiro para os cinco melhores na categoria geral da competição.

Além do dinheiro via inscrições, a organização também aceitará doação de quem não for participar da prova, buscando fomentar e tornar a travessia viável. Esses amantes do esporte serão contemplados por recompensas como agradecimento no site oficial da prova, nome do painel de entrada que ficará exposto no dia do evento e camisas especiais.

 

A X3M, visa atingir também atletas que moram fora do Rio de Janeiro. Por isso, o evento acontece em final de semana prolongado devido a emenda de feriado. Assim os atletas podem aproveitar turisticamente a cidade maravilhosa. As inscrições pode ser realizas através do site oficial da Travessia Cagarras e a cobertura completa do evento você acompanha na SWIM CHANNEL.

Boa sorte e boa prova!

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel