Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Em prol do meio ambiente, Diogo Zoppi nada do Leme ao Pontal

swimchannel

25/07/2018 18h43

O nadador da região de Campinas Diogo Zoppi tem pela frente um grande desafio: a Travessia do Leme ao Pontal. O atleta e técnico, que já nadou pelo Corinthians e pela Unisanta, pretende realizar a prova no final de agosto. Nesta época do ano a temperatura média das águas no Rio de Janeiro é próxima dos 21º C e Zoppi pretende nadar a prova sem auxílio de wetsuits. De quebra ele quer ser o 10º e o mais jovem atleta a realizar a travessia na categoria solo.

Zoppi tem vários títulos como triatleta e nadador de águas abertas. Foi campeão da Travessia Fuga da Ilhas, terceiro colocado geral na Maratona Aquática 14 Bis e possuí títulos estaduais e nacionais em competições de natação em piscina. Para o percurso de aproximadamente 35 km ele lançou uma campanha de crowdfunding para ajudar a custear a competição, além de querer chamar a atenção para um grande problema ambiental: a poluição de plásticos nos oceanos.

"A ideia da vaquinha online surgiu para me ajudar a custear todos os gastos da competição, inclusive passagem aérea, acomodação e a própria inscrição. A vaquinha também irá contribuir com o projeto sócio-ambiental. Enquanto eu estiver na água, uma ONG vai andar na areia recolhendo o lixo, e esse lixo será vendido para reciclagem. O dinheiro vai ser revertido para a própria ONG que trabalhará junto com a gente. Também faremos um plantio de mudas com o valor que ganharemos com a venda de camisetas ecológicas feitas de garrafa PET, 100% recicláveis. A vaquinha é para que todos que, assim como eu, são apaixonados pelo ambiente que praticam esporte e querem de alguma forma contribuir com isso", disse Zoppi.

O nadador Diogo Zoppi – Foto: Ale Socci

O nadador contará com uma equipe coordenada pela engenheira ambiental Vanessa Pugliero e sua mãe Silvana Zoppi em ações ambientais. As estratégias das atividades serão articuladas junto a grupos e ONGs locais, que colaboram para a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável."O objetivo do projeto é que as ações ambientais realizadas no Rio de Janeiro consigam dar início a projetos recorrentes que se estenderão a outros eventos esportivos pelo país", completa Zoppi.

Para apoiar Zoppi na vaquinha online acesse AQUI, ou entre em contato através do e-mail para apoios e patrocínios: diogo_zoppi@hotmail.com. Para acompanhar o atleta no Instagram o perfil dele é @diogo.zoppi.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel