Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

PanPacs 2018: A performance de Fernando Scheffer nos 200m livre

swimchannel

09/08/2018 19h04

Fernando Scheffer foi um dos destaques brasileiros no primeiro dia de finais do Campeonato Pan-Pacífico realizado no Tatsumi International Swimming Center, em Tóquio, no Japão. Na prova dos 200m livre, o nadador do Minas Tênis Clube brigou pelo pódio durante toda prova e terminou com a quarta colocação com o tempo de 1min46s12, apenas quatro centésimos acima do seu recorde sul-americano, feito em abril no Troféu Brasil (1min46s08).

Nas eliminatórias da prova ele havia sido o 10º melhor colocado com o tempo de 1min46s63. Como na final entram apenas dois nadadores por país, ele Scheffer teve o sexto melhor tempo e o direito de nadar a noite na raia 7.

Na final A ele passou os primeiros 50 metros em sexto (24s75), nos 50 metros seguinte melhorou três posições e passou em terceiro (50s31). A partir daí só cresceu na prova. Na parcial dos 150 metros, Scheffer já era o segundo com 1min18s45, 21 centésimos atrás do primeiro colocado, o americano Townley Hass que venceu a prova com o tempo de 1min45s56.

Fernando Scheffer – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Nos últimos metros, Scheffer foi ultrapassado pelo americano Andrew Seliskar (1min45s74), que chegou em segundo lugar e pelo japonês Katsuhiro Matsumoto, que roubou o lugar no pódio de Scheffer nos últimos metros e chegou na terceira posição com o tempo de 1min45s92, apenas dez centésimos na frente do brasileiro.

O gaúcho Fernando Scheffer, de 20 anos, tem o nono tempo do mundo com  recorde sul-americano da prova feito no Troféu Brasil. E com os resultados recentes tem potencial para ser finalista do Mundial de Gwangju ano que vem e nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. A expectativa é que ele seja o primeiro sul-americano a nadar abaixo dos 1min46, o que o colocaria de vez na briga por medalhas nos grandes campeonatos internacionais. O brasileiro Luiz Altamir também esteve na final A e fechou em oitavo lugar com 1min47s43.

Em Tóquio, ele ainda nada o revezamento 4x200m livre com o time brasileiro que tem finais nesta sexta-feira (10) às 6h (horário de Brasília) e os 400m livre, com eliminatórias as 22h também de sexta-feira e finais no sábado (11).

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel