Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Artur Pedroza e Catarina Ganzeli vencem os 7 km do Desafios Aquaman

swimchannel

17/09/2018 16h24

A terceira edição do Desafios Aquaman foi um sucesso. A Praia da Cocanha, uma das mais bonitas de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, recebeu os 900 atletas inscritos para as provas que aconteceram neste domingo (16). O maior número de inscritos nesta edição foi na prova de 7 km, também a principal do evento mostrando a popularização cada vez maior de provas de longas distâncias nas águas abertas. Os atletas tiveram que passar, obrigatoriamente, pelo ponto de hidratação na Ilha do Tamanduá (localizada aproximadamente na metade do percurso) e depois enfrentar o mar agitado para cumprirem a distância total. 

Com a segurança e o apoio de 40 caiaques a correnteza estava forte e para a realização das provas, o desafio foi ainda maior. O dia amanheceu com sol, mas no horário da competição o vento entrou forte no Canal de São Sebastião, atingindo uma média de 18 nós com rajadas de até 25 nós, formando grandes ondulações. A força da água fizeram com que o esforço do atleta fosse grande e que a habilidade para navegação e adaptação ao mar, fosse ainda mais usada.

Desafios Aquaman atraem quase 1000 atletas na Cocanha. Foto: Alexandre Janotti

A competição contou com grandes nomes da ultramaratona nacional, como Catarina Ganzeli, Marcos Fraccaro, Glauco Rangel, Thiago Rebollo, Artur Pedroza, Luiz Felipe Lebeis, Thais Sant'Ana, entre outros. Na prova de 7 km masculino o campeão geral foi Artur Pedroza. "A parte final da prova foi mais complicada devido a corrente, mas o mar estava legal para nadar. Foi também um embate bem duro contra o Glauco e o Lebeis, que são excelente nadadores. Fiquei muito feliz por nadar este evento e poder vencer aqui na Cocanha", disse o campeão que bateu os outros dois rivais experientes na reta final da prova.

Na prova feminina Catarina Ganzeli foi a grande campeã dos 7 km. "Foi uma honra poder ter nadado este evento. Foi uma prova bastante dura, com muita corrente principalmente na parte final que fez muita gente ter dificuldades neste trecho do percurso. Fico feliz pelo resultado e pela vitória", conta a nadadora da Unisanta que chegou bem a frente de Rafaela de Souza, atleta local e que viu seu vice-campeonato ser bastante festejado pela torcida na areia da Cocanha. Em terceiro lugar chegou Maria Fernanda Schimidt.

Desafios Aquaman atraem quase 1000 atletas na Cocanha. Foto: Alexandre Janotti

Além dos 7 km, tivemos a prova curta com 1,5 km, a média, pela primeira vez realizada de 3,5 km e a Travessinha de 200 metros para crianças. Os vencedores do 3,5 km foram Carlos Eduardo Pavão e Raquel Goto. Na prova de 1,5 km, que foi encurtada para 1 km devido ao mar revolto, André Landaburu e Bruna Brumachar foram os campeões. 

A entrega do KIT, que contava com chip, touca e camiseta alusiva ao evento, aconteceu um dia antes da prova e no dia do evento pela manhã antes da largada. Além das medalhas de participação para todos que completaram a prova, os melhores colocados no ranking geral e de cada categoria receberam uma premiação especial.

Desafios Aquaman atraem quase 1000 atletas na Cocanha. Foto: Alexandre Janotti

Desenvolvido e executado pelos nadadores Marcos Campos e Samir Barel, o Desafios Aquaman apoiou  também a doação de órgãos com a camiseta da cor verde e toda a identidade visual fazendo referência ao "setembro verde" e também a limpeza das praias e mares, fazendo parte da campanha #semanamareslimpos, que é o maior movimento internacional voluntário de limpeza de praias.

Todas as inscrições foram realizadas pelo site da SWIM CHANNEL, que teve sua equipe completa presente para acompanhar e trabalhar no final de semana da prova. Confira os resultados completos AQUI.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel