Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Vai começar o Sul-Americano de natação

swimchannel

06/11/2018 15h45

Tem início amanhã no Peru mais uma edição do Campeonato Sul-Americano de Natação. A competição vai até domingo e ao todo atletas de 12 países estão inscritos para cair na água do Centro Aquático de Trujillo, cidade localizada pouco mais de 500 km distante da capital Lima. A seleção brasileira viajou ontem para o Peru e já realizou os primeiros treinamentos no local das provas.

A equipe brasileira terá 28 atletas em águas peruanas. E são nadadores de diferentes perfis. Dos que estreiam pela seleção absoluta como Carolyne Mazzo e Icaro Pereira, aos veteranos que regressam a time principal depois de um tempo fora como João de Lucca e Kaio Márcio de Almeida, passando pelo trio Guilherme Guido, Felipe Lima e Breno Correia que ainda disputam no mês que vem o Campeonato Mundial de piscina curta de Hangzhou (veja a relação de convocados no fim do texto).

Breno Correia – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Se o Brasil vem com uma equipe mista, outros países terão força máxima no Sul-Americano de Trujillo. Caso da Argentina que contará com o medalhista em Mundiais Federico Grabich e a campeã mundial júnior Delfina Pignatiello. Entre outros países destaque para a chilena Kristel Kobrich, o colombiano Omar Pinzon, o paraguaio Benjamin Hockin, a peruana Maria Bramont-Arias e o surinamês Renzo Tjon Joe.

Disputado desde 1929, esta será a 44ª edição do Sul-Americano que tem o Brasil como maior campeão em sua história. O evento não contará com transmissão via TV, mas os resultados podem ser visto em tempo real através do site oficial da competição clicando aqui.

Gabrielle Roncatto – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Os convocados para Sul-Americano de Natação

Feminino: Aline Rodrigues, Carolyne Mazzo, Daynara de Paula, Fernanda Goeij, Gabriela Ferreira, Gabrielle Roncatto, Giovanna Diamante, Graciele Herrmann, Jhennifer Alves, Nathalia Almeida, Pamela Alencar e Rafaela Raurich.

Masculino: Breno Correia, Evandro Silva, Felipe Lima, Giuliano Rocco, Guilherme Guido, Icaro Pereira, Ítalo Duarte, João de Lucca, Kaio Márcio Almeida, Kaue Carvalho, Miguel Leite Valente, Nathan Bighetti, Pedro Vieira e Raphael Rodrigues.

 

A seleção brasileira de águas abertas – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Águas abertas

Na semana passada foram disputadas as provas de águas abertas do Sul-Americano e o Brasil dominou o evento, vencendo quatro das cinco provas. No feminino Ana Marcela Cunha não deu chance para a concorrência e triunfou nos 5 km e 10 km. Viviane Jungblut foi bronze nas duas distâncias. Já no masculino Allan do Carmo venceu os 5 km e ficou em sétimo lugar nos 10 km. Victor Colonese foi prata nas duas provas. Por fim, no revezamento por equipe o quarteto venceu fácil garantindo não só o título geral como quatro vagas na prova de águas abertas dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel