Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Contornando a Grã-Bretanha a nado

swimchannel

08/11/2018 15h51

157 dias no mar. Este foi o tempo que o inglês Ross Edgley demorou para concluir um audacioso desafio: contornar a nado toda a ilha da Grã-Bretanha. Uma aventura inédita que teve entre os apoiadores a famosa marca de energéticos Red Bull, também patrocinadora pessoal de Edgley. A ideia era simples contornar as 1,8 mil milhas aquáticas da ilha (aproximadamente 3,3 mil km) e tornar-se o primeiro nadador da história a completar essa missão.

A pequena cidade de Margate, na costa sul da Inglaterra, foi o ponto de partida e chegada da aventura. Edgley partiu para o desafio no dia 1º de junho e nadou em média entre 6 ou mais horas por dia, alternando as braçadas com trabalhos de recuperação física e ingestão de calorias (foram cerca de 15 mil calorias diárias) no barco de apoio que acompanhou ao longo do percurso.

Para enfrentar a baixa temperatura da água, Edgley vestiu uma roupa especial com gorro e luvas. Ao longo do trajeto ele encarou uma água bastante gelada, mar revolto, fortes ventos, águas vivas e outros animais marinhos que cruzaram seu caminho. "Espero que as pessoas lembrem desse desafio como um exemplo de superação física e mental. Foi uma aventura brutal e estou muito feliz de ter conseguido concluir o percurso. Obrigado a todos que torceram e apoiaram", escreveu Edgley em suas redes sociais.

Um dos momentos mais marcantes do desafio foi na chegada em Margate quando outros 300 nadadores se juntaram a Edgley para nadar os últimos 800 metros de prova, dando motivação e um gás a mais para o inglês. Ex-jogador de polo aquático, Edgley entra para a história a ser o primeiro nadador a conseguir nadar em volta da Grã-Bretanha e abre um precedente para outros atletas que buscarem superar seus limites em aventuras extremas.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel