Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Última etapa do Brasileiro de águas abertas começa nesta sexta

swimchannel

14/11/2018 16h02

A última etapa do 23º Campeonato Brasileiro de água abertas da CBDA começará na próxima sexta-feira (16) em Inema, na Bahia. A etapa coroará os campeões da temporada tanto na prova de 5 km quanto na prova de 10 km. Ao mesmo tempo, será realizado também a última etapa da Copa Brasil.

Na sexta-feira (16) a prova será dos 10 km e no domingo será a vez dos 5 km. No feminino, Betina Lorscheitter do Grêmio Náutico União lidera as duas provas. Nos 10 km já é campeã por antecipação com 255 pontos contra 156 de sua companheira de clube Marina Amorim. Já nos  5 km Betina tem 203 pontos, apenas dois a mais do que Cibelle Jungblut.

Betina Lorscheitter- Foto:Satiro Sodré/SSPress.

Victor Colonese é o líder nas duas provas no masculino. Nos 10 km ele tem apenas um ponto de vantagem sobre Alexandre Finco do GNU. Já nos 5 km ele é o líder com 37 pontos de vantagem sobre Matheus Evangelista, também do GNU.

No dia 16  de dezembro haverá uma seletiva também em Inema que vai classificar quatro atletas brasileiros do masculino para a etapa inicial da FINA Marathon Swim World Series de 2019 que acontecerá em Doha (veja mais no boletim da CBDA aqui). Nesta etapa os dois melhores colocados disputarão o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul e os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. No feminino, Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut já estão pré-convocadas.

O nadador Victor Colonese – Foto: Satiro Sodré/SSPress

"Eu venho treinando forte. A gente sabe que o objetivo principal do ano é a seletiva do dia 16 de dezembro, que também será em Inema. Mas eu acho que essa etapa será muito importante para começar a ajustar alguns detalhes referentes à seletiva. Vou bem forte para essas duas provas do Brasileiro para alcançar o título e para ganhar uma boa bagagem para a prova de dezembro", conta Colonese.

No último Sul-Americano, Colonese conquistou uma medalha de ouro (no revezamento), duas de prata (5 km e 10 km) e já garantiu uma vaga para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2019.

As provas da última etapa do Brasileiro de águas abertas começam nesta sexta e serão realizadas na Base Naval de Aratu. Serão 68 atletas nos 10 km e 65 nos 5 km. Veja aqui a lista completa dos atletas que competirão em Inema. O Grêmio Náutico União já garantiu o título nacional na disputa por clubes com 3.079 pontos.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel