Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasileiros classificam para três finais em Hangzhou

swimchannel

13/12/2018 18h07

Em um dia sem atletas do país presentes nas finais do Campeonato Mundial de piscina curta, o Brasil teve um bom desempenho nas semifinais da etapa, conseguindo classificar três atletas para as decisões de amanhã: Cesar Cielo avançou nos 50m livre, Guilherme Guido nos 50m costas e Caio Pumputis nos 100m medley. Todos com esperança e motivados para tentar subir ao pódio.

Cielo não foi tão bem nas eliminatórias passando apenas com o 15º tempo, porém, se recuperou na semifinal. Nadando forte do início ao fim completou sua séria com 21s06 chegando a sua terceira final de Mundiais de curtas na prova mais rápida da natação (venceu em 2010 e foi bronze em 2014). O velocista, que deve anunciar a aposentadoria ao término da competição, terá uma missão duríssima para chegar ao pódio. Terá pela frente os fortes adversários Vlad Morozov, Ben Proud, Cameron McEvoy e o grande favorito Caeleb Dressel. Matheus Santana também nadou a prova, mas foi mal e não passou para a semifinal ao nadar para 21s71.

Cesar Cielo – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Assim como Cielo, Guilherme Guido também disputará sua terceira final na prova mais curta de seu estilo. O experiente nadador mudou a estratégia para a semifinal, dando uma ondulada a mais na largada e repetiu o mesmo tempo das eliminatórias: 23s00. Foi o suficiente para entrar na final com o quinto melhor tempo. Será uma prova duríssima, afinal o campeão dos 100m costas Ryan Murphy e os russos Kliment Kolesnikov e Eugene Rylov estarão na disputa por medalhas. Seu xará Guilherme Basseto parou nas semifinais com o 13º tempo: 23s39.

Quem também levará as cores do Brasil em finais amanhã será Caio Pumputis. O jovem de 19 anos, que faz sua estreia na seleção brasileira principal, avançou para a decisão dos 100m medley com o bom tempo de 52s15. Será a segunda final do atleta que também esteve entre os oito melhores nos 200m medley. Diego Prado foi o outro representante do país na prova e terminou na 16º colocação com 53s34. Já Daiene Dias foi outra que não passou para as finais chegando em 15º lugar nos 50m borboleta com 26s05.

Guilherme Guido – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Nas provas valendo medalha melhor para os Estados Unidos. A maior potência da modalidade faturou mais dois ouros e continua liderando o quadro de medalhas. A primeira vitória foi um surpresa. Lisa Bratton bateu as favoritas Kathleen Baker, Emily Seebohm e Katinka Hosszu e com 2min00s71 conquistou seu primeiro título mundial. O outro triunfo americano foi na última prova do dia, no revezamento 4x50m medley misto com um show de Dressel. O velocista fechou o revezamento saindo em sétimo lugar, atropelando as demais nadadoras e concluindo com um fortíssimo parcial: 20s09. No fim ouro e novo recorde mundial para ele, Olivia Smoliga, Michael Andrew e Kelsi Dahlia: 1min36s40.

Outro recorde mundial registrado na piscina de Hangzhou aconteceu na prova inicial do terceiro dia. O russo Kirill Prigoda nadou forte e quase conseguiu um feito incrível: tornar-se o primeiro homem a nadar os 200m peito abaixo dos 2 minutos. E foi por muito pouco: 2min00s16. Quem também não tomou conhecimento das adversárias foi a jovem chinesa de 16 anos Jianjiahe Wang. Ela esteve em ritmo de recorde mundial até a metade dos 800m livre, mas cansou na parte final e fechou com 8min04s35, mas ainda assim bem a frente das principais rivais.

Caio Pumputis – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Nas outras duas finais vitória dos favoritos. E que vitórias. Nos 100m livre feminino Ranomi Kromowidjojo fez uma prova irretocável, sem dar chance as demais triunfando com a marca de 51s14, novo recorde de campeonato. Já nos 100m borboleta masculino Chad Le Clos também confirmou seu favoritismo e venceu de ponta a ponta, aguentando a pressão de Dressel no finalzinho: 48s50 contra 48s71 do americano. Detalhe que o sul-africano não estava raspado. Os resultados completos das finais deste terceiro dia estão disponíveis no site da Omega Timing que podem ser visto clicando aqui.

O Campeonato Mundial de piscina curta segue com as eliminatórias do quarto dia com as seguintes provas: 4x50m livre masculino, 50m costas feminino, 50m borboleta masculino, 400m livre feminino, 100m peito feminino e 4x200m livre masculino. As eliminatórias começam a partir das 23h30 e terão transmissão ao vivo do SporTV3.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel