Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nicholas Santos é bronze nos 50m borboleta

swimchannel

22/07/2019 11h54

E saiu a primeira medalha do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju. Nicholas Santos manteve-se pelo terceiro campeonato seguido no pódio dos 50m borboleta. Após duas pratas em Kazan-2015 e Budapeste-2017, o brasileiro conquistou desta vez a medalha de bronze na Coreia do Sul.

Foi uma prova bastante concorrida pelo pódio, com poucos centésimos separando os principais medalhistas. A exceção foi o campeão. Caeleb Dressel mais uma vez voou na piscina e com 22s35 não só ganhou fácil o ouro, como bateu seu próprio recorde de campeonato feito nas semifinais ontem. O americano esta em grande forma e tudo indica que fará uma competição incrível.

Nicholas Santos – Foto: Satiro Sodré

Nicholas fez no geral uma prova. Saiu bem como de costume, mas atrás de Dressel e não conseguiu pegar o americano. Ele se manteve sempre próximo do rival, mas no final o russo Oleg Kostin surpreendeu e conseguiu levar a prata com 22s70, contra 22s79 do brasileiro. Nicholas ainda por pouco não teve que dividir seu bronze já que Michael Andrew ficou a apenas um centésimo do pódio.

Convidado pela Fina para nadar a competição, já que ele não havia sido convocado pelos critérios da CBDA, Nicholas agradeceu o convite da Federação Internacional e lembrou que com 39 anos continua no topo da natação internacional nos 50m borboleta e que pretende seguir nadando em alto nível.

 

Guilherme Guido – Foto: Satiro Sodré

Guido na final

Mais uma final para o brasileiro nos 100m costas. Após Budapeste-2017, Guilherme Guido chega novamente entre os oito melhores colocados. O brasileiro, que na semifinal foi brilhante ao bater o recorde sul-americano e nadar pela primeira vez na casa dos 52 segundos, fez o suficiente para entrar na decisão ao nadar para 53s23, sétimo tempo. A semifinal entrou para a história por ter sido disputada por 18 nadadores devido aos problemas do acessório de saída do nado costas que será explicado em um texto especial ainda hoje na SWIM CHANNEL. O melhor tempo foi do chinês Xu Jiayu, grande favorito ao ouro com 52s17, nova marca de campeonato.

 

Fernando Scheffer – Foto: Satiro Sodré

Foi por pouco

Apenas sete centésimos separaram Fernando Scheffer de sua primeira final em Mundiais de longa. O brasileiro foi um pouco conservador em suas parciais e com 1min45s83 acabou perdendo sua vaga para o italiano Filippo Megli que amanhã sai na raia 8. Fernando, que abdicou dos 400m livre para se concentrar, agora terá que dar a volta por cima no revezamento 4x200m livre, assim como seu companheiro Breno Correia que parou nas eliminatórias também por poucos centésimos. O melhor tempo ficou com o australiano Clyde Lewis que fez uma tática kamikaze, saindo forte e segurando a bronca. Único abaixo de 1min45s: 1min44s90.

 

Adam Peaty – Foto: Getty Images

Venceu mais não gostou

Adam Peaty é um verdadeiro campeão. Ele é daqueles que não se contentam apenas em vencer, quer bater recordes. Sempre. O britânico assombrou o mundo ontem com seu resultado impressionante na semifinal com 56s88 e esperava voltar a superar a casa dos 57 segundos. E foi por pouco. Com 57s14 venceu com sobras, mas não ficou satisfeito. Em entrevista para o Sportv disse que estava feliz, mas que queria o recorde e que m… acontecem as vezes. Seu compatriota James Wilby levou a prata com 58s46 e o chinês Yan Zibei terminou com o bronze com 58s63, novo recorde asiático.

 

Katinka Hosszu – Foto: Kevin Reust

Uma hegemonia continua…

Nos 200m medley havia um nome indiscutível para ficar com a medalha de ouro: Katinka Hosszu. E a Dama de Ferro não decepcionou, vencendo a prova pela quarta vez na carreira e mostrando que não tem adversárias a altura. O tempo de 2min07s53 ficou aquém do esperado, mas o suficiente para garantir o título. Mostrando que esta de volta após anos de ostracismo e maus resultados, a chinesa Ye Shiwen ficou com a prata com 2min08s60 e a canadense Sydney Pickrem com o bronze nadando para 2min08s70.

 

As medalhistas homenageiam Rikako Ikke – Foto: Kim Hong-Ji/Reuters

…já outra chega ao fim

Se Peaty e Katinka mantiveram seus domínios, o mesmo não se pode dizer de Sarah Sjöström. A sueca perdeu uma das provas onde era dominante desde 2013. Sarah passou forte e dava pinta de que venceria mais uma vez. Porém, nos últimos metros a jovem canadense Margaret MacNeil cresceu, emparelhou e ultrapassou a sueca com muita autoridade para confirmar a maior zebra do Mundial até agora. Ouro para a canadense com um fortíssimo 55s83, novo recorde das Américas. A sueca ficou com a prata com 56s22 e a australiana Emma McKeon levou o bronze com 56s61. No pódio as três homenagearam a japonesa Rikako Ikke, que poderia estar no pódio com elas e no momento está lutando contra uma leucemia.

 

Lilly King e Yulia Efimova – Foto: Vaughn Ridley/Getty Images

Duelo a vista nos 100 peito

Se no primeiro dia tivemos um tenso duelo entre Mack Horton x Sun Yang, nos 100m peito teremos outro embate entre atletas que não se gostam: Yulia Efimova x Lilly King. A velha rivalidade entre as duas começou em 2016 quando os nadadores russos corriam o risco de ficarem de fora das Olimpíadas do Rio. King criticou o esquema russo de doping e atacou Efimova, que já havia sido suspensa no passado por doping. A relação não é tão tensa quanto a entre Horton e Yang, mas é bastante fria. Nas semifinais a russa levou a melhor: 1min05s56 contra 1min05s66 da americana.

 

Kylie Masse – Foto: Mike Lewis

Canadense é a favorita

Já nos 100m costas a canadense Klyie Masse parece ser a grande favorita a ganhar a medalha de ouro. A atual campeã mundial vai atrás do bi e sua performance nas semifinais só reforçou esse favoritismo. Com 58s50 conseguiu o melhor tempo, porém, a britânica Mina Athernon e sua compatriota Taylor Ruck também nadaram na casa dos 58 segundos e são as ameaças a Klyie.

 

Leonardo de Deus – Foto: Satiro Sodré/ SSPress

Logo mais acontece o terceiro dia de eliminatórias do Mundial com as provas de 50m peito masculino, 200m livre feminino, 200m borboleta masculino e 800m livre masculino. As provas tem início a partir das 22h com transmissão do Sportv. Os resultados deste primeiro dia de finais já estão disponíveis no site da Omega Timing. Clique aqui para conferir.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel