Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Sete finais para o Brasil no primeiro dia do Pan

swimchannel

06/08/2019 14h30

Começou! Os 400m livre feminino abriram as eliminatórias do primeiro dia da natação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Duas brasileiras estiveram na prova com ambas avançando para a final. Aline Rodrigues nadou a primeira série das eliminatórias em 4min14s15, sendo a quarta colocada geral. Já Viviane Jungblut se classificou para a final com a oitava colocada com 4min16s79. O melhor tempo foi da vice-campeã olímpica da juventude, a argentina Delfina Pignatiello com 4min12s23.

"A prova encaixou bem e fui me sentindo melhor do meio para o final da prova. Por conta de ser de manhã e primeira prova, eu estava bem ansiosa. O tempo foi bom, espero nadar a noite bem melhor do que agora e acredito que dê para melhorar sim. Fiquei muito ansiosa, sempre bate uma insegurança. Um Pan não é um brasileiro, estou muito feliz com a prova que fiz", comentou Aline que fez sua estreia em Jogos Pan-Americanos.

Viviane Jungblut – Foto: Wander Roberto/COB/Divulgação

Nos 400m livre masculino, mais dois finalistas no time brasileiro. Luiz Altamir e Fernando Scheffer passaram para a final, que será realizada esta noite. A prova foi realizada em três séries. Na segunda série, Luiz Altamir foi o segundo melhor com o tempo de 3min53s87. O americano Christopher Wieser foi o melhor com 3min50s23. Já na terceira mais um brasileiro classificado: Fernando Scheffer, com o segundo melhor tempo da série 3min50s80.

"Foi uma prova boa, equilibrada. Faz parte sair de uma competição e ir para outra. Nós já estamos nos acostumando a isso. Acho que nadei bem os 400m livre", comentou Altamir que descansou alguns minutos para voltar a piscina e encarar as eliminatórias dos 200m borboleta.

Luiz Altamir – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Nos 100m peito feminino tivemos recorde sul-americano para a argentina Julian Sebastian que nadou para uma excelente marca de 1min06s98. O melhor tempo do dia foi da Anne Lazor com 1min06s79. A brasileira Jhennifer Conceição será a única brasileira na final A com o quinto melhor tempo do dia: 1min08s37. A outra brasileira da prova, Palmela Alencar, fez 1min10s65 e terminou na décima colocação e estará na final B mais tarde.

Nos 100 metros peito masculino mais dois brasileiros na final. Os medalhistas mundiais João Gomes Jr e Felipe Lima foram os únicos abaixo da casa do minuto nas eliminatórias. João marcou 59s57 e Felipe 59s91. O Brasil é atual bicampeão pan-americano da prova com Felipe França e na final terá um duelo acirrado com os medalhistas olímpicos americanos Kevin Cordes e Cody Miller.

"Estar aqui era um sonho. Meu primeiro Pan-Americano. Quando acabou o Mundial as expectativas subiram novamente e é isso que move a gente. É uma das poucas medalhas que faltam na minha carreira. Testei algumas coisas agora de manhã. É encaixar bem à tarde para conseguir uma medalha", contou João.

João Gomes Jr e Felipe Lima – Foto: Satiro Sodré

Os 200m borboleta feminino foi a pior prova do Brasil no dia. Sem Maria Pessanha que acabou se lesionando nos treinamentos e esta fora do Pan, apenas Giovanna Diamante caiu na água. Porém, fez apenas o nono tempo (2min15s55) insuficiente para ir a final. Nadará mais tarde a final B. O melhor tempo foi da argentina Virginia Bardach com 2min11s37.

Na versão masculina Luiz Altamir voltou a piscina para garanti sua segunda final neste primeiro dia de Pan. Com 1min58s76 ele avançou para a final com o terceiro tempo. Leonardo de Deus, que pode conquistar um tricampeonato inédito nesta prova, nadou tranquilo e com 2min00s00 marcou o quinto tempo das eliminatórias.

"Fiz o suficiente para estar na final. Sabia que poderia controlar um pouco e o quanto de força podia fazer na prova. Classifiquei com o quinto tempo, a tarde vai ser uma prova bem diferente.Tenho certeza que vamos acelerar bem essa prova", comentou Leo. O mais rápido da sessão foi o colombiano Jonathan Gomez com 1min57s24.

Leonardo Deus – Foto: Wander Roberto/COB/Divulgação

A noite também teremos as finais das provas do revezamento 4x100m livre feminino e masculino. Em ambas o Brasil deve subir ao pódio. No feminino a natação brasileira tem uma prata e nove bronzes nesta prova. Já no masculino o país é o atual pentacampeão na distância. Na história de títulos da prova, o Estados Unidos tem sete ouros contra seis do Brasil. Clique aqui para conferir os resultados completos das eliminatórias.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel