Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Fernanda Goeij bate recorde sul-americano no Pan

swimchannel

08/08/2019 20h51

No segundo dia de finais da natação em Lima, no Peru, Fernanda Goeij tornou-se a mais nova recordista sul-americana dos 200m costas. Na prova, em Jogos Pan-Americanos, o Brasil nunca foi medalhista, fato que quase foi por água abaixo na noite desta quarta-feira. Fernanda, de apenas 18 anos, ficou perto do pódio com a quarta colocação, além de quebrar o recorde sul-americano que pertencia a Joanna Maranhão (2min12s05 feitos em 2015).

Nas eliminatórias ela já havia feito seu melhor tempo da vida ao nadar para 2min12s63, abaixando em seis centésimos de seu antigo melhor resultado que eram os 2min12s69 feitos no Troféu Brasil/Maria Lenk deste ano em abril.

Fernanda Goeij – Foto: Alexandre Loureiro/COB

Na grande final Fernanda nadou a prova em 2min11s95, quebrando a casa de 2min12s e estabelecendo uma nova marca continental. A nadadora ficou exatamente a um segundo do pódio que foi composto pelas americanas Alexandra Walsh com o ouro (2min08s30) e  Isabelle Stadden com a prata (2min08z39 ) e pela canadense Eliza Glover com o bronze (2min10s95).

"Eu gostei muito da minha prova, consegui dar o meu melhor, encaixar bem o nado e fiquei muito feliz em ter quebrado os 2min12 e batido esse recorde sul-americano. Tenho treinado muito para quebrar esse recorde da Joanna e fiquei muito feliz em ter saído aqui no Pan. Queria uma medalha, mas fiquei feliz com o tempo e com a quebra de recorde", disse Fernanda ao término da prova.

Fernanda Goeij – Foto: Alexandre Loureiro/COB

Fernanda nada ainda os 1oom costas e 400m medley neste Pan. O Peru é um lugar especial para ela, ja que foi aqui onde ela estreou na seleção brasileira em 2015 quando fez parte do time do Campeonato Sul-Americano Juvenil. Em 2016, participou do Mundial Escolar na Turquia e em 2018 dos Jogos ODESUR, em Cochabamba, na Bolívia. Em 2017 esteve no Campeonato Mundial Júnior em Indianápolis onde foi semifinalista nos 50m costas.

Os resultados completos da etapa podem ser vistos aqui. As eliminatórias são a partir das 13h (horário de Brasília) e as finais começam às 22h30 (horário de Brasília).

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel