Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Afonso Quintas e Márcia Braga completam os 30 km do Amazon Challenge

swimchannel

19/08/2019 00h46

Mais dois atletas completaram o Amazon Challenge de 30 km. Desta vez, Afonso Quintas e Márcia Braga nadaram com sucesso a maior prova da região norte do país no Rio Negro, em Manaus. A prova foi realizada de forma individual pelos atletas que completaram a distância na última sexta-feira (16). Márcia Braga completou o desafio em 7h32min22s, novo recorde feminino da prova, e Afonso Quintas fez os 30 km em 8h24min37s. No masculino o recorde pertence a Samir Barel, que nadou a prova em 6h00min07s.

"As duas provas foram ótimas, mas tivemos alguns contratempos no caminho. Tivemos um temporal no km 12, mas os dois conseguiram completar a prova. A Márcia foi a recordista feminina e o Afonso conseguiu fazer uma prova surpreendente. Para um nadador que veio a nadar depois de uma certa idade, foi um resultado surpreendente. A temperatura da água chegou a 31º e os tempos foram muito bons", disse Pierre Gadelha, organizador da prova.

Márcia Braga – Foto: Amazon Challenge/Divulgação

Esta foi a segunda ultramaratona de Márcia, que escolheu fazer a prova depois de participar dos 18 km do ano passado, prova que foi cancelada devido à chuva. "Essa prova estava engasgada. Queria muito voltar para Manaus e voltei agora para fazer a de 30 km. O rio estava bem mexido mas depois do temporal o sol apareceu e foi muito forte, com todo aquele calor da região. O Rio Negro é extremamente misterioso. A água é muito escura e isso dá um toque a mais ao desafio. Recomendo a prova para todos os ultramaratonistas, a organização é ótima e eles te passam toda segurança. Minha prova foi excelente", comentou a nadadora de 35 anos.

Já Afonso destacou a experiência única de nadar uma ultramaratona na Amazônia. "A prova foi uma maravilha. Nesse rio maravilhoso, foi uma prova que estava nadando em conexão plena com a natureza, com o divino e tem hora que os botos ficam nadando com você. Hoje a prova é considerada a segunda mais difícil do Brasil e foi uma experiência mágica. Tivemos oscilações climáticas com a prova começando boa, mas depois tivemos 10 minutos de muita chuva. Porém, continuei firme e muito bem amparado com toda a segurança dada pela organização", disse.

Afonso Quintas – Foto: Amazon Challenge/Divulgação

O Amazon Challenge é organizado pela Associação Aquática Amazonas e oferece duas opções de provas: 18 km e 30 km, que podem ser realizadas durante todo o ano. Para se inscrever e obter mais informações sobre o evento entre em contato com os organizadores através do e-mail: amazonchallenge@aquaticaamazonas.com.br ou pelo telefone (92) 981673339.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel