Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A natação como instrumento de ação social

swimchannel

20/12/2019 15h59

Além de ser uma atividade que propicia saúde e bem-estar, o esporte também é utilizado como ferramenta de promoção de diversas ações de cunho social. São muitas as histórias de empresas que através das mais diversas modalidades esportivas ajudam a promover ações sociais, obterem maior interação e apoiar projetos beneficentes. E esses atos ocorrem de diferentes formas, como criação de escolinhas para crianças, realização de eventos, doações de material para prática esportiva, destinar parte da venda para uma causa específica, etc.

Atualmente muitas empresas que atuam no setor esportivo, como fabricantes, fornecedores e promotores de eventos têm ações de cunho social utilizando o esporte como essa ferramenta para conclusão destes projetos. Uma das empresas que adota esse tipo de estratégia é a marca de swimwear Nixie Swim, que destina parte das vendas de suas coleções para instituições que atendem crianças carentes e pessoas com deficiência.

Projetos sociais e esporte – Foto: Divulgação

"Iniciamos com uma coleção beneficente primeiramente com o Projeto Caslu (mundocaslu.com.br) em dezembro de 2017 com o objetivo de ajudar a ONG nas doações de natal das crianças. Em 2018 fizemos uma parceria com a Joanna Maranhão e a ONG Infância Livre onde vendemos, cerca de cem peças, todas com 100% do lucro revertidos para a ONG. Conseguimos finalizar a ação em setembro deste ano, onde 55 crianças receberam kits de maiôs, sungas e toucas para realizar as aulas de natação e cartinhas de incentivo escritas pelos nossos atletas do Team Nixie", conta Amanda Russo, idealizadora e responsável pela Nixie Swim que destina R$ 2,00 de cada venda de seus produtos para instituições que proporcionam e incentivam esporte e educação para crianças e pessoas carentes.

Ações como essa ajudam a incentivar as crianças a continuarem praticando esporte e obtendo mais momentos de lazer e diversão em suas vidas. Inclusive, a própria Nixie Swim acredita que dessa forma as doações não serão limitadas e poderão atingir mais pessoas que precisem de ajuda, potencializando dessa forma as doações que deverão se expandir no futuro.

Projetos sociais e esporte – Foto: Divulgação

"Nós realizamos doação para a ONG Infância Livre, Mundo Caslu, AACD e estamos em busca de mais instituições. A ideia não é fazer doações pontuais e sim constantes. A AACD faz um trabalho muito lindo e que precisa ser mais divulgado, utilizando o esporte como processo de reabilitação para pessoas com deficiência física. Hoje eles têm turmas de natação e recentemente iniciaram uma turma de nado artístico sob o comando da educadora física Edna Garces na piscina do Centro Paralímpico. Através desses projetos buscamos também mobilizar parceiros para que a gente acumule mais forças e doações para essas pessoas que realmente precisam", finaliza Amanda.

Sem dúvidas o esporte é uma importante ferramenta para difusão de ideias e promoção de sociabilização, um campo que pode ser muito mais bem explorado para ações sociais visando ajudar a quem precisa. Veja abaixo como obter mais informações sobre os projetos apoiados pela Nixie Swim.

ONG Infância Livre: https://joannamaranhao.com.br/projetos/.

Mundo Caslu: http://mundocaslu.com.br/.

AACD: https://aacd.org.br/aacd-esporte.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel