Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O calendário da natação em 2020 – parte 1

swimchannel

02/01/2020 19h45

Primeiramente um Feliz Ano Novo a todos os leitores da SWIM CHANNEL e que 2020 seja um ano muito especial a todos. Nosso primeiro texto de 2020 será sobre o calendário da natação profissional, que promete ser bastante importante. Afinal, estamos em ano olímpico.

Entre os dias 24 de julho e 9 de agosto acontece em Tóquio a 32ª edição dos Jogos Olímpicos, que será de longe o evento mais importante da temporada. As provas de natação serão realizadas entre os dias 25 de julho e 2 de agosto no novo Centro Aquático Olímpico, construído especialmente para o evento. Já nos dias 5 e 6 de agosto teremos as disputas da maratona aquática de 10 km nas águas do Odaiba Marine Park. Por ser o principal evento da temporada, todos os demais campeonatos giraram em torno dos Jogos.

Vista do Centro Aquático de Tóquio ainda em obras – Foto: Reprodução

Os meses entre abril e julho serão os mais intensos do calendário com a realização de diversas seletivas olímpicas pelo mundo. No Brasil a seletiva será única pela primeira vez na história. Confirmado para os dias 20 a 25 de abril no Rio de Janeiro, o Troféu Brasil/Maria Lenk definirá a equipe do Brasil na Olimpíada e terá um critério bastante rigoroso: irão aos Jogos de Tóquio apenas os brasileiros que atingirem o índice na final.

Na semana anterior ao Troféu Brasil/Maria Lenk acontecerão duas outras seletivas de países importantes entre os dias 14 e 19 de abril. Em Londres será definido o time britânico e em Chartres a seleção francesa. Em abril também acontecerá a disputa do Campeonato Australiano em Perth, porém, a seletiva dos aussies será apenas entre 14 e 19 de junho em Adelaide. Já a seletiva olímpica das águas abertas acontecerá em Fukuoka nos dias 30 e 31 de maio.

Vista da piscina do Maria Lenk onde será o Troféu Brasil – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Principal potência da natação mundial, os Estados Unidos fazem sua seletiva olímpica em Omaha durante os dias 21 e 28 de junho. Antes da seletiva, os americanos também estarão em ação em quatro etapas do TYR Pro Swim Series. Outro evento bastante importante no primeiro semestre será o Campeonato Europeu de Budapeste entre 11 e 24 de maio. A competição será também seletiva para diversos países.

Já no segundo semestre após Tóquio-2020 as atenções se voltam para a Copa do Mundo da FINA que terá seis etapas e para a segunda edição da International Swimming League, que ainda não divulgou seu calendário de datas e sedes. E a temporada termina em dezembro com a disputa do Campeonato Mundial de piscina curta em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Piscina de Omaha, mais uma vez palco da seletiva olímpica – Foto: Mike Comer

A natação paralímpica também terá ano cheio com maior destaque para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, entre 25 de agosto e 6 de setembro, e para as etapas do Para World Series, o principal circuito do Comitê Paralímpico Internacional em diversos países no primeiro semestre. Outros destaques de 2020 serão o Campeonato Pan-Americano Master em junho e o Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas em agosto.

Além de todos esses eventos acontecerão outros eventos ao longo da temporada como FINA Marathon Swim Series, Circuito Mare Nostrum, entre outros. Confira os principais eventos da natação internacional clicando aqui. E amanhã apresentaremos aqui os principais destaques da natação amadora, de águas abertas e master do Brasil.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel