Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Juliana Berninger e Tiago Bauch vencem o Desafio Aloha em Alcatrazes

swimchannel

05/02/2020 17h07

No último sábado (01) foi realizada mais uma edição do Aloha Alcatrazes no famoso arquipélago​​​​​​​ do litoral paulista. A prova, organizada pela Ecooutdoor, empresa que também é a responsável pelo Aloha Spirit Festival, teve 3,8 km de distância e reuniu dezenas de apaixonados pela maratona aquática, que puderam nadar em um local com preservação ambiental.

A largada foi no paredão, buscando a Ilha do Farol, e contornando a Laje do Alagado com o ombro direito. Os 3,8 km de percurso não teve boias, por ser proibido soltar âncoras no local, mesmo assim, a prova teve segurança redobrada com embarcações a motor, além de caiaques e jetski de apoio.

Este ano 46 nadadores se classificaram para nadar o evento que teve no feminino Juliana Berninger da Companhia Athletica Brasília como grande campeã. Ela nadou a distância em 59min18s, sendo seguida por Gloria Raizer do Clube de Regatas Vasco da Gama. Em terceiro chegou Anna Laura Rodrigues Cabral do Clube Ítalo Brasileiro do Espírito Santo, em quarto Sandra Egg do Blumenau Águas Abertas e em quinto lugar Viviane Soares Mazza da BF Swim.

No masculino o grande campeão geral foi Tiago Bauch da Samir Barel Assessoria Aquática que nadou a prova em 54min00s. Em segundo lugar veio Jhonathan Vilela que representou a Samir Barel Assessoria Aquática/Companhia Athletica SJC. Na terceira colocação terminou Felipe Araujo Bosco da Samir Barel Assessoria Aquática, seguido por Cesar Netto de Carvalho da Zorion e Hércules Oliveira do Lavras Tênis Clube, que terminaram em quarto e quinto, respectivamente.

Atletas em ação durante a prova – Foto: Fabio Mota/Photo

Para nadar em fevereiro de 2021, a Ecooutdoor vai anunciar novas regras ao longo do circuito Aloha Spirit 2020. Uma delas vai ser a compra direta por uma vaga, mas que seguirá critérios não tão fáceis já que o valor será bastante caro. Afinal, há atletas nas seletivas em quatro cidades gastando um valor considerável para viajar e nadar. Por isso,  serão vagas limitadas por faixa etária e com inscrição que abre e fecha e muita gente pode não conseguir.

"Nadei para me sentir integrado ao lugar, ao mar e é bastante diferente a sensação de olhar para tudo aquilo e nos reconhecer como realmente somos. Um micro grão de areia naquele imenso oceano. A gente volta a se colocar no nosso lugar", comentou João Castro CEO da Ecooutdoor e diretor geral do Aloha Spirit.

Todos os que completarem o percurso receberam uma medalha de finisher e os cinco primeiros colocados na categoria geral ganharam um troféu especial. O calendário desta temporada do Aloha Spirit, maior festival de esportes aquáticos da América Latina, também já foi divulgado e a primeira etapa será entre os dias 20 e 22 de março na cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

A seguir teremos a etapa dos dias 26 a 28 de junho em local a confirmar, a de Niterói (RJ) entre 11 a 13 de setembro e a etapa final em Cabo Frio (RJ) durante os dias 6 a 8 de novembro. Para obter mais informações sobre o evento clique aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel