Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Motor ligado na Travessia do Arvoredo

swimchannel

20/02/2020 00h19

A Travessia do Arvoredo tem um novo recordista. Trata-se de Luiz Fernando Oliveira, também conhecido pelo apelido de Motorzinho, que estabeleceu no último domingo um novo recorde na ultramaratona de 25 km. Luiz Fernando, de apenas 15 anos, nadou a distância entre a Praia de Bombinhas e a Ilha do Arvoredo em 4h29min, tornando-se não apenas o mais jovem a completar a prova como também o mais veloz em todos os sentidos da travessia.

A Travessia do Arvoredo pode ser realizada em dois sentidos: continente/ilha e ilha/continente. Cada percurso tem uma tabela de recordes divididos em duas categorias: sem traje e com traje de neoprene. O Motorzinho nadou apenas de sunga e superou em quase 30 minutos o antigo recordista da categoria sem traje no percurso continente/ilha: Alan Barbosa, que detinha a marca desde 2017. Luiz Fernando manteve um ritmo intenso ao longo de todo o percurso chegando a manter a ótima média de 70 braçadas por minuto. Ao fim da longa jornada ele celebrou demais a marca

"Obrigado por sempre acreditar em mim Alexandre Kirilos, além de agradecer a minha família. Não foi uma prova fácil, porém me senti muito bem nadando e consegui esse feito, não só sendo o mais novo a fazer a Travessia da Ilha do Arvoredo, mas também ter o recorde absoluto. Foi muito empenho, dedicação e foco só tenho a agradecer a Deus por ter me dado esse presente", escreveu o nadador de Brusque em suas redes sociais ao fim da prova.

Um dos agraciados por elogios é justamente o mentor do Motorzinho. Ele é Alexandre Kirilos, ultramaratonista e técnico do jovem nadador catarinense. Kirilos afirmou a SWIM CHANNEL que ficou muito feliz pelo recorde de seu pupilo devido as dificuldades que ele enfrentou para chegar até onde chegou, além de acreditar bastante no potencial do jovem nadador.

Luiz Fernando Oliveira e Alexandre Kirilos – Foto: Arquivo pessoal

"Ele chegou até mim desacreditado, com autoestima baixa e pensando até em abandonar a natação por que diziam a ele que por ser baixinho (1,62m) não teria sucesso e que apesar de ser esforçado, não tinha talento. Ele tem o sonho de ser um ultramaratonista aquático e com muito trabalho, empenho e dedicação, ajudamos a melhorar sua técnica de nado e agora ele não só realizou seu sonho como escreveu o seu nome numa das mais tradicionais ultrasmaratonas do país", disse Kirilos que também já completou a travessia e detém até hoje o recorde no percurso ilha/continente com o tempo de 6h23min.

Até hoje já foram realizadas 33 travessias. Além de Luiz Fernando e Kirilos nos sentidos sem traje, os demais recordistas são Francisco Lima no percurso continente/ilha com traje em 4h34min e Samir Barel no trajeto ilha/continente com 5h24min. Adherbal de Oliveira é o único a realizar a prova no percurso ida e volta, totalizando 50 km em 14h16min. Clique aqui para mais informações sobre a prova.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel