Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Sexta-feira 13 para a natação brasileira

swimchannel

14/03/2020 17h31

Ontem foi sexta-feira 13. A data é marcada na cultura popular como tema de uma franquia filmes de terror do psicopata Jason, além de ser associada ao azar e fatos negativos. Pois bem, ontem essa má-sorte apareceu e acertou em cheio a natação brasileira que viveu um dia de cancelamentos, adiamentos e suspensões de eventos esportivos devido ao surto do COVID-19.

O dia começou com o comunicado da CBDA e do COB definindo que a seletiva olímpica da natação aconteceria no mesmo lugar e data (Rio de Janeiro entre 20 e 25 de abril), mas seria realizada com portões fechados ao público. Ao longo do dia outros eventos de grande porte passaram a comunicar seus atletas e seguidores em redes sociais que suas provas no decorrer deste mês não seriam realizadas.

Rei e Rainha do Mar – Foto: Vitor Silva/SSPress

Maior evento de esportes de praia do Brasil, o Rei e Rainha do Mar comunicou através de suas redes sociais o adiamento da etapa Leblon que seria realizada no dia 22 de março. Seguindo uma recomendação dos Governos Municipal e Estadual do Rio de Janeiro, a Effect Sport decidiu suspender a etapa que previa a participação de mais de 2 mil atletas. "Em seus mais de dez anos de história, o Rei e Rainha do Mar sempre promoveu bons hábitos. Então, gostaríamos de aproveitar e fortalecer a importância da prática do esporte. Muita saúde para todos, realezas! Sigamos firmes nos treinos!", escreveu os organizadores. Até o momento não há uma nova data para a realização da etapa, mas todos os atletas inscritos estão com suas inscrições asseguradas.

Outro grande evento que comunicou sua suspensão foi o Aloha Spirit Festival. A competição seria realizada entre os dias 20 e 22 de março na cidade de Ilhabela e tinha 1.400 inscritos. Seguindo recomendações do Governo Federal, a EcoOutdoor optou por adiar a etapa que será remarcada para os próximos meses. "A decisão é por não expor a comunidade esportiva e moradores do município ao risco de contaminação do vírus e contribuir com responsabilidade e integridade para que o problema do Coronavírus seja controlado e solucionado o mais breve possível", diz o comunicado do evento. Assim como no Rei e Rinha do Mar, os inscritos já inscrito tem garantida sua inscrição.

Aloha Spirit Festival – Foto: Reprodução

Outros grandes eventos que tiveram que adiar suas etapas inaugurais foram o XTERRA e o Desafios Aquaman. A primeira etapa de 2020 do XTERRA seria realizada nos dias 4 e 5 de abril em Mangaratiba. Após decisão dos organizadores, a prova foi adiada para os dias 8 e 9 de agosto, seguindo recomendações do Ministério da Saúde. "Ficamos chateados com o adiamento. Assim como vocês, estamos ansiosos para começar o nosso ano, mas entendemos o desafio que este período traz para todos e, juntos, venceremos também esta etapa", publicaram os organizadores nas redes sociais.

Já o Aquaman seria disputado na cidade mineira de Capitólio nos dias 28 e 29 de março. Assim como os demais eventos para evitar a proliferação do vírus os organizadores decidiram adiar a prova para uma nova data ainda a ser definida. "O Aquaman permanece monitorando de perto os desdobramentos do caso para avaliar e divulgar o quanto antes a nova data da etapa de Capitólio", diz a nota do evento. As duas competições também garantem que os todos os inscritos tem suas inscrições validadas.

Desafios Aquaman – Foto: Fábio Mota

Também tivemos cancelamentos na natação paralímpica. A etapa do Open Internacional Caixa de Natação Paralímpica que também seria válida pela World Series de Natação Paralímpica e onde os nadadores poderiam obter índices para os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 foram canceladas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Neste sábado outro evento que confirmou seu cancelamento foi a 3ª etapa do Circuito Maratona Aquática que aconteceria amanhã em Natividade da Serra. "Havíamos contatado a Secretaria da Saúde para a realização da prova e a mesmo havia dado ok, baseado no número de atletas. Porém, hoje a Prefeitura de Natividade da Serra me comunicou que não irá autorizar a realização da mesma. Peço desculpas a todos, porém sem a liberação da cidade não há como ter a prova", disse Igor de Souza que afirmou ainda que a etapa será reagendada.

Alguns eventos ainda estão confirmados até o momento, caso do Rei de Búzios (28 e 29 de março), da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Águas Abertas (21 e 22 de março) e do Circuito Ocean em Florianópolis (21 de março). Todos porém, estão monitorando a situação do avanço do coronavírus e deverão se manifestar ao longo da semana.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel