Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

FINA publica manual de higiene para a natação

swimchannel

20/03/2020 19h26

O mundo passa por um delicado momento enfrentando a pandemia do COVID-19, uma doença respiratória causada pelo coronavírus. Praticamente todos os países do mundo já tiveram casos de contaminação e mortes confirmadas nos últimos meses devido ao vírus.

A rotina de toda população mundial foi alterada e o esporte também sofre os efeitos da pandemia. Competições canceladas, piscinas fechadas e atletas confinados sem poderem treinar. Isso há pouco mais de quatro meses do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que mesmo com a confirmação do Comitê Olímpico Internacional (COI) segue ameaçado.

Mas mesmo confinado os nadadores estão encontrado um jeito para manterem-se ativos. Seja através de treinos funcionais ou nadando em pequenas piscinas adaptando seus treinos com auxílio de acessórios como elásticos e extensores, os atletas buscam não ficarem parados. Mas será que há problema em entrar na piscina?

Logomarca da FINA – Foto: Reprodução

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversas pesquisas científicas, já foi confirmado que o vírus não sobrevive à água clorada e dessa forma não pode se disseminar e contaminar outras pessoas. Porém, devem-se seguir algumas regras para evitar maiores problemas como evitar superlotação em piscina e fazer os procedimentos de higiene antes e depois do treino, por exemplo.

A FINA também publicou um informativo com as principais medidas de higiene que os nadadores devem ter e disponibilizou o documento em seu site oficial que pode ser conferido aqui. Sugerimos que os nadadores do Brasil e do mundo baixem esse manual e repassem para todos os contatos possíveis. Deve-se seguir as recomendações médicas, mas antes de tudo é importante se preservar. A entidade também lançou um guia com exercícios físicos que podem ser feitos em casa que estão disponibilizados aqui.

E para mais informações é sempre ideal acompanhar os órgãos oficiais de saúde, com destaque para a Organização Mundial da Saúde (OMS) através do site: who.int/health-topics/coronavirus.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel