Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Todas as medalhas olímpicas da natação brasileira

swimchannel

21/04/2020 12h21

Com a notícia de que os Jogos Olímpicos de Tóquio seriam transferidos para o ano de 2021, devido a pandemia do COVID-19, a SWIM CHANNEL se concentrou em produção específica sobre o megaevento para que a "chama olímpica" continuasse acesa no coração dos amantes da natação.

Assim nasceu a série: Todas as medalhas olímpicas da natação brasileira. As entrevistas acontecem ao vivo pela rede social Instagram (@swimchannel), tendo iniciado no dia 6 de abril com o maior nadador medalhista olímpico do nosso pais: Gustavo Borges. Desde então todas as segundas e quintas-feiras as 11h, são realizadas entrevistas com extremos detalhes das conquistas brasileiras. Confira o cronograma:

 

Gustavo Borges – Foto: Reprodução

Episódio 01, dia 06/04: Gustavo Borges e a medalha de prata nos 200m livre de Atlanta-1996

Sabemos que os 100m livre são a especialidade de Gustavo, porém, o episódio 01 visava escutar do próprio atleta como ele encarava os 200m livre. Na entrevista, tivemos a oportunidade de analisar o ranking mundial dos 200m livre em 1996, quem eram os adversários, as chances de lutar por um lugar ao pódio, a estratégia de prova e a consagração de um veterano.

 

O revezamento 4x200m livre medalhista em Moscou-1980 – Foto: Reprodução

Episódio 02, dia 09/04: Djan Madruga e a medalha de bronze no 4x200m livre em Moscou-1980

Possivelmente o melhor nadador de longa distância da história nacional falou sobre os Jogos Olímpícos sob o boicote político, falou da suspeita de doping de países socialistas como a União Soviética e a Alemanha Oriental, da estratégia de dois anos de treinamento conjunto com todos os integrantes do revezamento e a consagração da medalha.

 

Fernando Scherer – Foto: Reprodução

Episódio 03, dia 13/04: Fernando Scherer e a medalha de bronze nos 50m livre de Atlanta-1996.

O irreverente e extremamente simpático Fernando Scherer, ou popularmente conhecido como Xuxa, falou de suas expectativas, frustrações e conquistas em um curtíssimo espaço de tempo. Da sua péssima eliminatória, do seu engraçado desempate no swim-off e de sua sensibilidade no aquecimento para a grande final olímpica dos 50m livre.

 

Cesar Cielo – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Episódio 04, dia 16/04: César Cielo e a medalha de bronze nos 100 m livre em Pequim-2008

Neste episódio o nadador mais rápido do mundo de todos os tempos, fala sobre a medalha mais importante em sua "memória".  As diferentes estratégias utilizadas na prova dos 100m livre e as análises de seus adversários de Campeonatos Mundiais e Campeonatos Universitários (NCAA). O mais entusiasmante era perceber a ansiedade do expectador em ter o relato do próprio Cielo sobre a prova dos 50m livre em Pequim-2008, mas isso é tema para um episódio futuro (onde jornalistas, atletas e expectadores aguardam ansiosamente).

 

Edvaldo Valério – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Episódio 05, dia 20/04: Edvaldo Valério e a medalha de bronze no 4x100m livre de Sydney-2000.

No dia do seu quadragésimo segundo aniversario, o popularmente conhecido Ed Bala falou tudo que aconteceu nas conversas entre Gustavo Borges, Fernando Scherer e Carlos Jayme. Lesão, abertura de revezamento, reação de saída do bloco de partida, estratégia kamikaze e uma emocionante medalha olímpica coroando um clico de dez anos de evolução do revezamento 4x100m livre do Brasil.

 

Próximos capítulos da série

A confirmação de cada entrevista só é anunciada ao fim da entrevista do nadador da vez, porém, é possível mostrar a estratégia de cronograma.

 

Poliana Okimoto – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Episodio 06, dia 23/04: Poliana Okimoto e a medalha de bronze na maratona aquática de 10 km no Rio-2016.

 

Medalha de prata nos 400m medley nos Jogos Olímpicos de 2012 – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Episódio 07, dia 27/04: Thiago Pereira e a medalha de prata nos 400m medley em Londres-2012

 

Manoel dos Santos (direita) no pódio olímpico em 1960 – Foto: Arquivo/Reprodução

Episódio 08, dia 30/04: Manuel dos Santos e a medalha de bronze nos 100m livre de Roma-1960

 

Ricardo Prado – Foto: Swimming World

Episódio 09, dia 04/05: Ricardo Prado e a medalha de prata nos 400m medley em Los Angeles-1984

 

Gustavo finaliza os 100m livre em Barcelona – Foto: Evandro Teixeira/AJB

Episódio 10, dia 07/05: Gustavo Borges e a medalha de prata nos 100m livre de Barcelona-1992

 

Cesar Cielo – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Episódio Final: 11/05: Cesar Cielo e a medalha de ouro nos 50m livre de Pequim-2008

 

Tetsuo Okamoto – Foto: Reprodução

Epílogo: Tetsuo Okamoto e a primeira medalha da natação brasileira em Jogos Olímpicos, o bronze nos 1500m livre em Helsinque-1952.

 

A animada equipe de entrevistadores, além de minha presença, conta com Daniel Takata (redator, também fundador da SWIM CHANNEL e eleito três vezes pela FINA com o melhor texto sobre natação no mundo inteiro) e com o Coach Alex Pussieldi, possivelmente o jornalista mais bem informado na natação mundial. Nos bastidores de toda a produção, Keila Delfini, o também criador da SWIM CHANNEL Guilherme Freitas e Katarine Monteiro preparam toda a campanha de divulgação e as matérias pós-entrevistas que estão sendo publicadas em nosso Youtube.

Uma vez eu vi uma entrevista de Stan Lee (criador do Universo Marvel), com uma frase marcante:

"Ainda que tivesse todo o dinheiro do mundo, estaria em minha casa, passando meu tempo escrevendo histórias do Homem-Aranha, X-Men, Vingadores e tudo mais"

Acredito que este seja o sentimento da SWIM CHANNEL. Com ou sem coronavírus, com mais ou menos dinheiro, todos os nomes citados aqui, estariam produzindo conteúdo de natação, eventos de natação, testando produtos de natação ou no mínimo… falando em natação.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel