Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Japoneses trabalham no desenvolvimento de máscaras para uso em piscina

swimchannel

11/06/2020 19h05

Em uma terra de banheiros de alta tecnologia, os japoneses inventam e desenvolvem todos os tipos de produtos em diversos mercados científicos e tecnológicos, da eletrônica à robótica. E nesta época em meio ao COVID-19 não é diferente. A pandemia tem afastado milhares de nadadores dos treinos e das piscinas ao redor do mundo. Pensando nisso, duas empresas japonesas estão desenvolvendo máscaras para uso no ambiente aquático.

Uma delas é a Konami, conhecida por fazer jogos de videogames. A empresa já está fazendo testes em suas máscaras desenvolvidas. A tecnologia está sendo estudada pelos japoneses, mas não há nada concreto que comprove a eficácia do material ou a não-contaminação por COVID-19.

Os gerentes de piscinas japonesas da Konami Sports Club projetam novas máscaras de natação para os nadadores de piscina que poderão frequentar o clube. Veja mais no vídeo aqui:

A outra empresa é a Rockin Pool, que entrou para concorrência após a Konami anunciar o estudo do uso de novas máscaras no período pós-coronavírus. A empresa decidiu lançar um novo tipo de máscara para ser usado nas piscinas.

Junya Nishigawa, 38 anos, presidente da empresa, é considerado dos principais inovadores em exercícios aquáticos no Japão e a marca conta com uma variedade de atividades e materiais aquáticos criativos. Veja abaixo o modelo da máscara desenvolvida pela Rockin Pool:

Algumas máscaras também já foram criadas em formato tridimensional para serem utilizadas na piscina para que adultos e crianças não sejam contaminadas pelo técnico e pessoas em volta da piscina durante o treinamento. Veja no vídeo abaixo alguns modelos dessas máscaras alternativas:

Nas empresas, os testes seguem acontecendo, mas não há previsão para serem concluídos ou comercializados. Mas o que você achou dessa ideia? Será que teremos no futuro nadadores em ação com máscaras?

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel