Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Linda juventude

swimchannel

25/04/2013 00h26

Que o 50m livre masculino do Brasil é um dos mais fortes do mundo, isso ninguém duvida. Com dois finalistas olímpicos (Cesar Cielo e Bruno Fratus), esse status só veio a se confirmar hoje nas finais do Troféu Maria Lenk. Cielo melhorou um centésimo em relação às eliminatórias e com 21s57 tem o segundo melhor tempo do mundo em 2013. O nível é tão forte que Fratus, quarto colocado em Londres, não conseguiu classificação para o Mundial de Barcelona: Marcelo Chierighini o superou (21s88 x 21s92). Fratus não está em sua forma ideal por conta de uma lesão no ombro, mas Chierighini, depois de grandes tempos nos Estados Unidos em piscina de jardas, mostrou que veio para ficar e brigar de igual para igual por um lugar entre os melhores. Outros dois nadadores, Alan Vitória e Nicholas dos Santos, fizeram índice para o Mundial, atestando o alto nível da prova.

Mas grande destaque merece também a prova feminina. Duas nadadoras conquistando índice para o Mundial é algo que dificilmente ocorrerá em outra prova. E elas derrotaram a holandesa Inge Dekker, contratada pelo Minas Tênis Clube, campeã olímpica do 4x100m livre e mundial dos 50m borboleta – ou seja, uma das maiores velocistas do mundo. Graciele Herrmann já havia feito o índice na eliminatória e na final fez o melhor tempo de sua vida: 25s10. Mas evolução notável apresentou Alessandra Marchioro: com 25s17, melhora mais de 20 centésimos de sua melhor marca e carimba passaporte para Barcelona. O tempo de Graciele é o 10º do ano, e Alessandra está entre as 20 melhores do mundo. Nada mal para quem tem muito ainda pela frente.

Graciele Herrmann

 

Graciele há havia nadado os Jogos Olímpicos de Londres. Alessandra na época não conseguiu índice, mas foi à Olimpíada como parte de um programa de incentivo a jovens talentos, onde pôde sentir o clima olímpico. Pelo jeito fez muito bem!

Há muito em comum entre as duas velocistas: são do sul (Graciele é gaúcha e Alessandra é paranaense), se enfrentam faz tempo desde as categorias inferiores, tinham o peito como principal estilo (Alessandra já foi campeã brasileira absoluta nos 50m peito, e Graciele conquistou sua primeira medalha em brasileiro de categoria no mesmo estilo). E em 2011, em busca de uma matéria com duas promessas que poderiam render alegrias ao Brasil num futuro próximo, a Swim Channel escolheu justamente as duas, que conjuntamente concederam uma entrevista. O título da matéria: "Linda Juventude". Nossa escolha não poderia ter sido mais profética.

Por Daniel Takata

Alessandra Marchioro

 

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel