Superando Ídolos
Muitos dizem que a natação brasileira vive de poucos ídolos e que substitui-los não é uma tarefa fácil.
De fato Thiago Pereira e Cesar Cielo são heróis da natação nacional e mundial. O que não quer dizer que são imbatíveis.
Henrique Rodrigues tem seu nome marcado entre os melhores nadadores do mundo nos 200 Medley. No campeonato mundial de Xangai 2011 já havia sido semifinalista e nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 tentou muito chegar a grande Final ,mas não fez feio em ficar somente na semifinal.
No Penúltimo dia deste Troféu Maria Lenk, nadou uma prova totalmente impecável nos 200 Medley. Passou o nado borboleta atrás de Thiago Pereira e depois veio tirando a diferença no nado costas , na sequência encaixou muito bem o nado peito principalmente na ultima braçada. No nado Crawl, tem o costume de respirar para o nado direito, portanto conseguia observar o tempo inteiro Thiago Pereira. Ao contrario do medalhista olímpico, Henrique tem como característica fechar muito forte no final alem de ter o nado Crawl como seu melhor estilo e numa chegada épica venceu a prova na ultima braçada.
Tempo 1m57s37 contra 1m57s48. Quase 1 segundo e meio mais rápido que sua melhor marca pessoal, o que representa um magnifico avanço numa prova de 200 metros. Henrique agora chegará ao Campeonato Mundial de Barcelona nao somente desejando uma final, e mesmo que seja muito difícil, vai cair na água para sonhar com uma medalha.
Fica nítido que a super evolução de Henrique foi decorrente de ter sido "puxado" pelo Thiago Pereira a prova inteira. Thiago ainda é favorito nos 200 Medley, mas com certeza passa a encarar Henirque Rodrigues como um rival de igual para igual, coisa que não acontecia com ele desde 2003 há exatamente 10 anos.
Menos de 10 minutos depois, o campeão mundial dos 50 borboleta em piscina de 50 metros – Cesar Cielo teve que enfrentar o campeão mundial dos 50 borboleta em piscina de 25 metros – Nicholas Santos
Sabemos que Cielo ainda se recupera da operação nos Joelhos, mas como venceu os 50 m livre "disparado" neste Troféu Maria Lenk, era tido como favorito.
Uma característica marcante de Nicholas é sua velocidade de reação do bloco de partida, sendo considerada por muitos especialistas da natação internacional como a mais rápida do mundo. Não desperdiçando sua melhor qualidade, largou na frente de Cielo. A cada metro Cielo recuperava-se em relação a Nicholas, mas não foi suficiente para alcançado.
O veterano Nicholas Santos conquistou o índice, marcado 23s 05c. Vitória muito importante para o velocista, que não havia nadado bem os 50 livre e depois dessa prova confirma vaga na seleção brasileira e assim como Henrique, sonhará com uma medalha no mundial de Barcelona.
Cesar Cielo e Thiago Pereira não nadaram mau, pelo contrario , nadaram dentro das suas próprias expectativas, mas acontece que Henrique Rodrigues e Nicholas Santos superaram as próprias expectativas.
Melhor para a natação do Brasil, deixando claro que ser campeão do Troféu Maria Lenk é uma tarefa difícil até para os grandes ídolos.
Por Patrick Winkler
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.