Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Passando o bastão

swimchannel

27/04/2013 19h11

Cesar Cielo e Felipe França foram duas grandes forças da natação mundial entre 2008 e 2012. Continuam sendo, mas não estão ainda no melhor de suas formas por razões diversas. Cielo ainda conseguiu se aproximar de seus melhores tempos nas provas de 50 metros no Troféu Maria Lenk, mesmo sem ainda ter segurança e explosão nas saídas, por causa de uma cirurgia em seus joelhos. França tirou férias ano passado e quando estava retomando a forma teve uma apendicite e ficou de molho, não tendo tempo para voltar aos melhores dias.

Nos 100m livre, Cielo é o recordista mundial, atual campeão mundial de curta, campeão mundial de longa em 2009, bronze olímpico em 2008 e finalista olímpico em 2012. Desta vez, não nadou a prova no Maria Lenk – de acordo com ele próprio em reportagem do Lance!, teria havido um erro de comunicação, pois a princípio ele estaria escrito. Por isso, não nadará a prova no Mundial de Barcelona.

Nos 50m peito, França é o atual campeão mundial de curta e longa e ter o melhor tempo da história sem trajes tecnológicos. No Maria Lenk, foi medalhista de bronze na prova, mas não conseguiu índice para nadar a prova em Barcelona.

Em duas provas com tanta tradição recente, como fazer para manter os bons resultados sem os exponentes brasileiros? A resposta foi dada hoje.

Chierighini e Cielo

Pelos resultados que obteve em piscina de jardas, nos Estados Unidos, nesta temporada, a impressão era de que Marcelo Chierighini estaria melhor para a prova de 50m livre. Pode parecer estranho falar isso depois dele ter feito 21s88 e ter garantido a vaga no Mundial na prova, atrás apenas de Cielo. Mas o que se viu hoje nos 100m livre foi algo mais impressionante. Passando muito forte os primeiros 50 metros com 22s82, se enganou quem achou que ele estava dando tudo e que não teria gás para voltar. O tempo final: 48s11. Esse tempo é muito próximo do melhor tempo de Cielo sem trajes tecnológicos (47s84) e supera em mais de meio segundo a segunda posição brasileira no ranking de todos os tempos, também sem trajes (48s72, obtido por Bruno Fratus e Nicolas Nilo Oliveira, em 2011, e por Fernando Ernesto dos Santos hoje). Além de tudo, é o segundo melhor tempo do mundo este ano, atrás apenas do russo Vladimir Morozov (47s93). O tempo representou uma melhora de mais de meio segundo para Chierighini em relação ao ano passado. Em quatro meses até o Mundial, se mantiver a evolução, o sonho do pódio pode ser mais real do que nunca.

João Luiz Gomes Junior já havia nadado os 50m peito no Mundial de 2009 e tem sido um dos grandes nomes brasileiros da prova, mas sempre atrás de Felipe França. Hoje, tomou o papel de protagonista. Após ter nadado muito bem os 100m peito anteontem, veio motivado para os 50m. Com domínio absoluto, terminou em 27s20. Fazer o índice em provas de 50m estilos não é para qualquer um: a CBDA estipulou que seria o quarto tempo do ranking mundial de 2012. Pois João não só superou esse tempo como marcou o melhor tempo do mundo de 2013. Para completar, ao nadar o revezamento 4x100m medley para o Pinheiros, fez a excelente parcial de 59s90.

João Gomes e França

No Mundial de Barcelona, ao assistirem os 100m livre e 50m peito, Cesar Cielo e Felipe França podem ficar tranquilos. Suas conquistas têm sucessores à altura. E também terão uma motivação extra, por saberem que suas hegemonias estão ameaçadas dentro de seu país. Um incentivo extra para continuarem melhorando e fazerem com que o sonho de dois brasileiros no pódio em Mundiais ou Olimpíadas se torne realidade em um futuro bem próximo.

Por Daniel Takata

 

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel