Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Mundial Junior: revelando campeões

swimchannel

30/04/2013 10h20

Após seis dias de muitas disputas dentro d'água o Troféu Maria Lenk chegou ao fim com boa parte da seleção brasileira para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, definida. Porém, além das vagas para Barcelona, havia outra seletiva em jogo para os atletas mais jovens do Brasil: a que definirá o time para a 4ª edição do Campeonato Mundial Júnior de Natação, que será disputado no emirado de Dubai durante os dias 26 e 31 de agosto.

O Mundial Junior será para nadadores nascidos entre 1995 e 1998 e nadadoras nascidas entre 1996 e 1999. Este evento foi realizado pela primeira vez há seis anos no Brasil e nunca mais deixou o calendário oficial da Fina (Federação Internacional de Natação). A competição que no início foi vista por maus olhos por delegações tradicionais na modalidade como Estados Unidos e Austrália, é considerada hoje um ótimo laboratório para dar experiência internacional aos atletas. E nas três edições disputadas até hoje foram revelados para o mundo futuros campeões e medalhistas olímpicos.

Em 2006 Tyler Clary foi eleito o melhor do Mundial Junior; em 2012 foi campeão olímpico

No primeiro Campeonato Mundial Junior, realizado em 2006 na piscina do Júlio de Lamare no Rio de Janeiro, o americano Tyler Clary subiu ao pódio quatro vezes e seis anos depois, na Olimpíada de Londres, derrotou Ryan Lochte e foi campeão olímpico nos 200m costas. Na mesma edição, a francesa Camille Muffat também ganhou quatro medalhas e em Londres venceu os 400m livre quebrando o recorde olímpico. No Mundial seguinte, em 2008 na cidade mexicana de Monterrey, o francês Florent Manaudou terminou a final dos 50m costas numa discreta sétima colocação. Quatro anos depois ele desbancou Cesar Cielo e foi campeão olímpico nos 50m livre. A cidade de Lima sediou a terceira edição do Mundial Junior em 2011 e lá despontou o japonês Kosuke Hagino, com cinco medalhas conquistadas. Nos Jogos Olímpicos de Londres ele subiu ao pódio em terceiro lugar nos 400m medley, à frente de Michael Phelps.

O Campeonato Mundial Junior é sem dúvida um evento muito importante para atletas da base. Etiene Medeiros, classificada para o Mundial de absoluto de Barcelona, disputou a versão júnior de 2008 e foi vice-campeã na prova dos 50m costas. Sem dúvida, um ótimo aprendizado para ela. Até o momento 23 brasileiros conseguiram atingir os índices para a competição e daqui a três semanas, no Campeonato Brasileiro Júnior, a seleção para Dubai será definida e anunciada oficialmente pela CBDA. Quem sabe não vemos alguns desses nomes no pódio dos Jogos Olímpicos de 2020.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel