Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Curitiba definirá a seleção brasileira para o Mundial de Barcelona

swimchannel

06/05/2013 15h04

A seleção brasileira que irá disputar o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona será anunciada oficialmente ao fim do Campeonato Brasileiro Júnior e Sênior de Inverno, competição que ocorre em Curitiba durante os dias 14 e 18 de maio. Estarão em jogo vagas para as provas onde o Brasil ainda não tem dois representantes e para integrar os revezamentos. A competição será também a última seletiva para o Campeonato Mundial Júnior de Dubai.

Em algumas provas a chance de índice para o Campeonato Mundial é grande. A mais provável é nos 200m peito onde Tales Cerdeira quase conquistou a vaga no Troféu Maria Lenk ficando apenas nove centésimos acima do tempo limite para Barcelona. Outra prova onde pode haver índices é nos 100m borboleta. Thiago Pereira e Kaio Márcio de Almeida, os melhores desempenhos no Maria Lenk, são os mais cotados para conseguir a vaga.

No Troféu Maria Lenk, Tales Cerdeira quase conseguiu o índice para o Mundial – Foto de Satiro Sodré

No lado feminino as chances mais reais são nos 100m borboleta e nos 50m costas. Daynara de Paula ainda não conseguiu um lugar no time que irá a Barcelona, mas tem tudo para obter a vaga nos 100m borboleta, repetindo o roteiro de classificação para o Mundial passado. Em 2011 ela se classificou para o campeonato de Xangai apenas na Tentativa para o Mundial, última seletiva, e não no Troféu Maria Lenk. Já Etiene Medeiros, que tem índice para nadar os 100m costas, está próxima de disputar também os 50m costas em Barcelona. No Maria Lenk ela foi apenas quatro centésimos mais lenta do que a marca estipulada pela CBDA.

Será em Curitiba também a definição de quem será o parceiro de Marcelo Chierighini nos 100m livre. No Troféu Maria Lenk, Nicolas Oliveira e Fernando Ernesto empataram na segunda colocação com o tempo de 48s72. Não houve desempate na ocasião e a decisão ficou para o Brasileiro Júnior e Sênior. E para apimentar mais a competição além das provas individuais, muitos atletas vão para Curitiba de olho nas vagas dos revezamentos já que o Brasil terá equipes em todas as provas no Mundial. Portanto amantes da natação preparem-se! Emoção não vai faltar em Curitiba!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel