Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Tradicional GP de Santa Clara começou e Brasil já foi ao pódio

swimchannel

31/05/2013 22h34

Esta sendo disputado neste fim de semana o tradicional Grand Prix de Santa Clara, uma das competições mais antigas da natação americana. O evento é realizado no Santa Clara Swim Club, um dos mais tradicionais clubes de natação nos Estados Unidos. Na mítica piscina surgiram 80 nadadores olímpicos que conquistaram mais de 50 medalhas de ouro em edições de Jogos Olímpicos. Este ano disputarão o GP cerca de 500 atletas.

A piscina de Santa Clara tem uma curiosidade: são nove raias, fazendo com que as finais tenham nove e não oito nadadores como de costume. Localizada na Califórnia, a apenas 72 quilômetros de distância de São Francisco, Santa Clara fica bem no centro do Vale do Silício, região mundialmente conhecida por ser sede de gigantes do ramo da tecnologia como Apple, Facebook, Yahoo! e Google.

O GP de Santa Clara também é o último dos seis disputados ao longo da temporada 2012-13 e onde iremos conhecer os campeões do circuito. No masculino o versátil Tyler Clary lidera a pontuação com 47 pontos, porém ele não pode se descuidar na competição californiana. Ryan Lochte com 45 pontos e Mike Alexandrov com 42 pontos estão na cola do campeão olímpico dos 200m costas e podem ultrapassá-lo. Já no feminino Missy Franklin é a virtual campeã da temporada. Ela tem 86 pontos, 48 de vantagem para a adolescente Rebecca Mann que não disputará o evento.

A piscina de Santa Clara

O Brasil está sendo representado em peso neste último GP americano. O Minas Tênis Clube e o Corinthians enviaram equipes para os Estados Unidos. Além deles, Cesar Cielo estará em ação disputando os 50m livre e os 50m borboleta. Cielo estava fazendo um training camp na Universidade do Arizona e disputa o GP de Santa Clara como treinamento para o Campeonato Mundial de Barcelona onde tenta o tricampeonato mundial nos 50m livre.

E o Brasil já começou bem a competição. No primeiro dia de provas, dedicado as provas não olímpicas dos 1500m livre feminino e 800m livre masculino, a natação brasileira conquistou sua primeira medalha: Carolina Bilich, atleta do Minas TC conquistou o bronze nos 1500m livre com o tempo de 17min00s42. O resultado foi uma surpresa para a nadadora que adotou uma estratégia de ir apertando o ritmo no decorrer da prova. O tempo conquistado foi o melhor da sua carreira.

Voltamos nos próximos dias com mais informações e resultados do Grand Prix de Santa Clara. Fiquem de olho!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel