Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O curinga da velocidade

swimchannel

18/06/2013 12h18

No futebol, dizemos que jogador curinga é aquele que joga nas 11 posições. Na natação, o nadador mais versátil que já se teve notícia foi Michael Phelps. Mas o francês Florent Manaudou vem se destacando por outro tipo de versatilidade. Ele é o curinga da velocidade.

Que ele é um grande velocista, disso ninguém duvida. Não dá para contestar alguém que é campeão olímpico dos 50m livre. Mas, se até aquela final olímpica seu potencial era desconhecido de muitos, talvez até dele mesmo, ultimamente ele vem mostrando que pode ir bem mais longe.

Este ano, é o atual segundo colocado no ranking mundial dos 50m livre com 21s55 (seu tempo na Olimpíada foi 21s34). No Mundial de Barcelona, também nadará o 50m borboleta, prova na qual foi finalista no Mundial de Xangai, há dois anos. É o quarto colocado do ranking mundial com 23s14.

Até aí nenhuma surpresa. Muitos velocistas nadam o livre e o borboleta em alto nível. Mas é raro encontrar velocistas que demonstrem semelhante habilidade no costas e no peito. E Manaudou é um desses poucos.

Em fevereiro, em uma competição caseira, Manaudou nadou os 50m costas para 24s95, tempo que lhe dá a 10ª posição no ranking mundial. Na ocasião, derrotou inclusive Camille Lacourt, um dos melhores costistas do mundo. E no peito, calcanhar de Aquiles de quem nada os outros estilos, seu desempenho impressiona. Ele não nadou na longa este ano, mas em curta, no Europeu no final do ano passado, fez 26s29, quinto melhor tempo do mundo da temporada.

É difícil imaginar quanto seria seu tempo de 50m peito na longa, mas em geral os nadadores de peito de nível internacional não aumentam mais que um segundo na conversão. Se, na pior das hipóteses, considerarmos 27s30 para ele em piscina de 50 metros e somarmos com seus tempos de costas, borboleta e livre, teríamos uma marca teórica de 1min36s73 no revezamento 4x50m medley. Somente para efeito de comparação, a melhor marca mundial da história é de 1min38s07. Tudo bem que esse revezamento nem é oficial e não é nadador pelos grandes nadadores de forma frequente, mas não deixa de ser interessante notar que Manaudou superaria o melhor tempo do mundo em mais de um segundo, e isso sem considerar o tempo ganho nas saídas de revezamento.

Florent Manaudou

Outro nadador que vem se destacando nas quatro provas de 50m é Vladimir Morozov. Excelente no livre (21s72) e no costas (24s80), também é muito rápido no peito (27s47) e um pouco menos veloz no borbo (23s98). O 4x50m medley Morozov teria um tempo de 1min37s97, também abaixo da marca mundial da prova.

Morozov também é um grande nadador de 100m livre e com 47s93 é o segundo do ranking mundial e brigará por medalhas no Mundial de Barcelona. Já Manaudou ainda não demonstrou todo seu potencial na prova. É curioso notar que a França tem o campeão olímpico dos 50m livre e esse nadador não compõe o revezamento 4x100m livre, que também venceu a Olimpíada. Mas ele vem evoluindo na prova e fez o melhor tempo de sua vida este fim-de-semana no Troféu Sette Colli, em Roma, com 48s41 – marca que imaginamos estar ainda longe de seu verdadeiro potencial, pois ele passa por treinamentos pesados. Tivesse Manaudou feito esse tempo no Campeonato Francês, não só seria selecionado para compor o revezamento francês em Barcelona como teria vencido a prova e poderia nadar os 100m livre no Mundial. Isso ele não poderá fazer, mas a decisão de ser incluído no revezamento depende somente da comissão técnica, e não dos resultados passados.

Florent Manaudou é a sensação da velocidade da atualidade. E quer mostrar nos próximos anos que seu ouro olímpico em Londres não foi seu auge. Pelo que vem mostrando, tem muitas possibilidades de chegar bem mais longe. Philippe Lucas, técnico francês que guiou a irmã de Florent, Laure, ao ouro olímpico nos 400m livre em 2004, tem uma bela definição para ele, evocando um dos maiores nomes do esporte da França:

"Florent é como a irmã dele. Ele é de um alto nível em muitas diferentes especialidades. Pode nadar muito bem o borboleta. Pode nadar muito bem o peito. Ele é o Zidane da natação".

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel