Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Americanos começam amanhã a definir time para Mundial

swimchannel

24/06/2013 15h58

Começa amanhã a seletiva americana para o Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos de Barcelona. É a tradicional USA Swimming World Trials. Os americanos, assim como os australianos e japoneses, por exemplo, sempre realizam uma seletiva única para a principal competição do ano, a diferença é que os americanos sempre a disputam a menos de 30 dias do início do evento em questão. A seletiva será disputada na cidade de Indianápolis e vai até sábado. Pela primeira vez haverá disputa para as provas de 50 metros estilos (borboleta, peito e costas). Porém, apenas nadadores balizados nas provas de 100 metros poderão ser convocados para o Mundial. As eliminatórias serão disputadas pela manhã e a noite haverá as finais A, B e C. Uma curiosidade é que na final C apenas poderão nadar atletas com 18 anos ou menos, uma medida que visa dar preferência para a próxima geração de nadadores americanos.

Missy Franklin poderá nadar até nove provas no Mundial de Barcelona

Desta vez não teremos Michael Phelps como principal atração da competição já que o multicampeão olímpico se aposentou após a Olimpíada de Londres. Entre os homens os maiores destaques desta seletiva serão Ryan Lochte, Nathan Adrian e Tyler Clary. Ocupado por ser a principal estrela de um reality show, Lochte não teve um bom desempenho nas piscinas após os Jogos de Londres, mas se recuperou e fez tempos expressivos nas últimas competições. Adrian vem voando baixo nas provas de 50m e 100m livre e candidato a uma dobradinha em Barcelona. Já Clary, campeão olímpico nos 200m costas, não terá mais a concorrência de Phelps nas provas de medley e tentará superar Lochte nestas provas.

No feminino o grande destaque é a versátil Missy Franklin. Após a ótima campanha na última Olimpíada, Missy disputará seis provas na seletiva (100m e 200m livre, 50m, 100m e 200m costas e 200m medley) e tentará fazer história em Barcelona. Outro destaque entre as mulheres é a fundista Katie Ledecky, que poderá nadar até 3700m nesta seletiva se chegar a final de todas as provas em que esta inscrita (100m, 200m, 400m, 800m e 1500m livre). A maior ausência entre as mulheres será a da bicampeã olímpica dos 200m peito, Rebecca Soni que decidiu tirar um período sabático para se dedicar a outros projetos pessoais e se recuperar de uma antiga lesão.

Ryan Lochte tentará defender seus títulos mundiais em Barcelona

Ao término da seletiva americana serão conhecidos os 52 nadadores (26 homens e 26 mulheres) que irão para o Mundial de Barcelona. O start list da competição está disponível neste site.

Programação:
Dia 1: 200m borboleta (F/M), 100m livre (F/M), 800m livre (F) e 1500m livre (M) e revezamento 4x 100m livre (F/M)
Dia 2: 200m livre (F/M), 200m peito (F/M), 200m costas (F/M), 50m borboleta (F/M) e revezamento 4x200m livre (M)
Dia 3: 400m medley (F/M), 100m borboleta (F/M), 50m peito (F/M), 50m costas (F/M) e revezamento 4x200m livre (F)
Dia 4: 400m livre (F/M), 100m peito (F/M), 100m costas (F/M) e revezamento 4x 100m medley (F/M)
Dia 5: 1500m livre (F), 200m medley (F/M), 800m livre (M) e 50m livre (F/M)

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel