Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Caeleb Dressel, o futuro da velocidade?

swimchannel

25/06/2013 23h40

Em termos de marcas expressivas, o primeiro dia da seletiva americana para o Mundial de Barcelona, em Indianápolis, não correspondeu às expectativas. Quem esperava um 47 médio de Nathan Adrian nos 100m livre teve que se contentar com 48s10, o que nem é seu melhor tempo este ano. A seu favor está o fato de que ele não está raspado, como noticiaram as fontes dos Estados Unidos. Missy Franklin venceu a versão feminina com sua melhor marca pessoal, 53s43, um pouco aquém da provável briga por medalhas em Barcelona. A expectativa era para Natalie Coughlin, que vem se concentrando no livre, mas ela ficou somente na quinta posição. Tempos fracos nos 200m borboleta, tanto masculino quanto feminino, pelo menos em relação a briga por medalhas no Mundial. Nos 800m livre, a campeã olímpica Katie Ledecky com 8min22s41 aumentou dois segundos seu melhor tempo deste ano e sofreu uma pressão de Chloe Sutton. Será que está guardando para Barcelona?

Com esses resultados modestos, o maior destaque do dia ficou por conta de Caeleb Dressel. Quem? Finalista dos 100m livre, terminou na 8ª posição com 49s50. O detalhe é que ele tem apenas 16 anos e é de longe o melhor de sua idade no mundo. Para se ter uma ideia, o recorde americano de sua faixa etária era de Joe Hudepohl, com 50s24, de 1990. Hudepohl na época era visto como o sucessor de Matt Biondi, lenda americana da velocidade, mas os planos não seguiram conforme o planejado e ele conquistou medalhas olímpicas "somente" em revezamentos. Se destacar em uma idade tenra não garante futuro brilhante. Mas pode ser um bom indicativo. Entre os grandes campeões na faixa dos 15/16 anos e se consagraram futuramente estão Michael Phelps, Ian Thorpe, Grant Hackett, Mark Spitz, e outros.

Caeleb Dressel

Dressel, que treina na Bolles School, em Jacksonville, na Flórida (a mesma que Gustavo Borges terminou a high school), teve a concorrência de sete nadadores que já disputaram Jogos Olímpicos na final dos 100m livre de hoje. Em provas de velocidade, é extremamente raro um nadador de sua idade se destacar fora de sua faixa etária, na categoria absoluta (o mais jovem finalista olímpico em 2012 tinha 21 anos). Afinal, provas de velocidade em geral necessitam de força e massa muscular, o que nadadores jovens ainda estão trabalhando para conseguir. Tendo destruído um recorde histórico, Dressel tem motivos para acreditar que terá um futuro brilhante pela frente.

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel